Oki lança impressoras com integração a softwares de gestão de documentos

A Oki apresentou nesta semana uma nova série de impressoras multifuncionais para o mercado corporativo, além de um inédito sistema chamado OKI sXP para integração de soluções de fluxos de documentos com os novos produtos.

Com 2 GB de memória RAM e 160 GB de armazenamento, a multifuncional Mps5502mb promete impressão de uma folha em até 5 segundos e visa atuar em um mercado que imprime em media 30 mil páginas ao mês. Como diferencial da nova linha de produtos, o toner inicial tem capacidade de impressão de 36 mil e o equipamento tem autonomia de papel de 3.160 folhas, se adquiridas mais seis gavetas opcionais. Há versão com wi-fi integrado.

Já a MPS5501b oferece o melhor custo-benefício dos produtos da Oki e destaca-se por oferecer o controle de acesso dos usuários mediante senhas e pelo ciclo de trabalho mensal de até 280.000 páginas. O equipamento tem 512 MB de memória RAM e tem capacidade para imprimir páginas com resolução de 1200 x 1200 dpi. Apesar de ter configuração mais fraca que a da Mps5502mb, a velocidade de impressão é mantida: 55 páginas por minuto, com a primeira folha impressa em até 5 segundos.MC780

Voltada para escritórios, a MC780 permite 42 impressões por minuto, tanto em cores, como em preto e branco. Páginas coloridas levam nove para ficarem prontas, enquanto as em preto e branco levam oito segundos, com resolução de 1200 X 600 dpi. Há também um grampeador embutido para até 20 folhas. Com a plataforma OKI sXP (smart Extendable Platform) é possível a integração de aplicativos baseados na tecnologia Web Service para a gestão de documentos.

Além desses produtos, que já estão disponíveis no mercado brasileiro, a OKI anuncia os aparelhos C911, C931 e C941, impressoras voltadas para o mercado de artes gráficas. “Em breve, vamos lançar os três produtos e surpreender o mercado nacional. Essa linha inovadora colocará a OKI na vanguarda do setor de impressão”, afirma Marcio Marquese, gerente de marketing da OKI no Brasil. Os equipamentos estarão disponíveis até o final de 2013.

Integração com gestão de documentos

A Oki lança também o novo sistema chamado sXP (smart Extendable Platform), que permite a integração com os principais softwares de gestão de documentos do mercado. Com a OKI sXP, o usuário pode efetuar o login aproximando um crachá ou fazendo a autenticação diretamente no painel. Também é possível liberar, cancelar e visualizar informações sobre um documento. Desenvolvido em linguagem .net, com a novidade a Oki pretende oferecer aplicativos personalizados para seus clientes, de acordo com suas necessidades. Os canais de vendas da empresa ficaram responsáveis pela função.

"Esse é um momento especial em que imaginamos estar iniciando uma nova etapa na empresa, nos tornando significativos no mercado de soluções de impressoras", afirmou Sérgio Horikawa, presidente sênior das Américas da Oki.

Alguns aplicativos já foram desenvolvidos para os setores de RH, educação e varejo. Confira abaixo:

- Go Store: aplicativo voltado para lojas que oferece busca de produtos direto no painel da impressora;
- Go RH - Armazena e transfere metadados para sistemas de ECM. Todos os dados estarão disponíveis no equipamento.
- Go Class - aplicativo que auxilia na tarefa de compartilhar arquivos de xerox com alunos. Um professor pode disponibilizar materiais no sistema da impressora e os alunos podem logar, selecionar matéria e imprimir o que precisam
- Go Study - Também voltado para educação, a solução ajuda na correção de provas. É possível colocar as notas direto no aparelho e imprimi-las.

Confira abaixo mais detalhes sobre os novos produtos em nossa entrevista com o presidente sênior das Americas da Oki, Sérgio Horikawa, durante o Smart Business Day.Sergio Horikawa

Information Management: Qual é a expectativa da Oki com a nova linha de produtos?

Sérgio Horikawa: Com esses produtos, abrimos um segmento muito maior de mercado para a Oki, que é onde estão as aplicações embarcadas que já eram ansiadas pelo mercado corporativo.

IM: Você acredita que aplicações embarcadas sejam uma tendência?

Sérgio Horikawa: Isso já é mais do que uma tendência, é uma vontade consolidada que ainda não esta bem atendida pelos fornecedores. há um mercado bastante grande de desenvolvimento de aplicações, fluxo de documentos e engenharia de processos. Esse tipo de equipamento pode auxiliar muito a implementação dessas soluções de acordo com as necessidades de cada um dos clientes. Esse é o espaço que encontramos trabalhando com nossos parceiros. Nós somos criadores de tecnologias e plataformas, nos podemos trabalhar também favorecendo o desenvolvimento de aplicação, mas como essa necessidade varia muito de cliente para cliente, precisamos desses canais mais próximos do público também pedindo ajuda para a gente quando necessário. Temos uma plataforma que nos dá um horizonte bastante grande.

IM: As novas soluções da Oki deixam de fora o segmento financeiro, um dos mais maduros do Brasil em termos de ECM, vocês têm planos de lançar algo para esse mercado?

Sérgio Horikawa: A Oki vai trabalhar nos segmentos em que entende que ela tem maior espaço de crescimento. Os segmentos mais maduros serão avaliados, porém, acreditamos que existem hoje mercados muito mais carentes. O financeiro está no topo da pirâmide, estão bem atendidos. Mas o restante do mercado, se formos pensar fora de São Paulo, então, o potencial de absorção é muito grande.

IM: Então, é uma busca por mercados de nicho?

Sérgio Horikawa: O foco é o meio da pirâmide corporativa de serviços. Há médias empresas que não possuem sequer outsourcing de impressão, quanto mais automação de processos, fluxo de documentos e afins. Aí é onde vemos um grande espaço de crescimento. o mercado de tecnologia brasileiro é grande, mas ainda tem grande concentração no topo da pirâmide. No meio dessa pirâmide, ainda há muitas oportunidades, que é onde a Oki tem atuado.

IM: Sobre as PMEs, quais seriam as vantagens trazidas pela nova linha de produtos?

Sérgio Horikawa: Nossa proposta é que a nossa plataforma permita o desenvolvimento de pequenos aplicativos que resolvem muitas coisas no dia a dia de pequenas e médias empresas, trazendo inteligência que está em grandes empresas, já bem resolvidas em termos de processos, automação e sistemas. Esses pequenos processos podem ajudar no RH, finanças, vendas e atendimento de clientes por meio de aplicações simples em uma plataforma simples. É isso que o mundo consome hoje.

Os aplicativos mais simples, mais leves, mais fáceis de trabalhar são os que estão sendo consumidos e é nesse nicho que as companhias que desenvolvem aplicações podem trabalhar. Se formos trabalhar com bancos, por exemplo, teremos muitos concorrentes, não teremos um mercado. Estamos nos dedicando a um mercado carente que é uma parcela enorme no Brasil.

IM: Por que a linguagem de programação adotada nos sistemas foi a .Net e não uma mais familiar para a maioria dos usuários, como o Android?

Sérgio Horikawa: Entendemos que o .Net, por ser uma linguagem bancada pela Microsoft, tem potencial na área de negócios. Por isso optamos por essa plataforma e não Java ou Android e ela casou-se muito bem com o hardware que desenvolvemos.

IM: O software foi desenvolvido em cima do hardware, de forma dedicada?

Sérgio Horikawa: Sim, e ele é bastante estável. Os produtos estão sendo concebidos há três ou quatro anos e passaram por testes durante os últimos 12 meses. Já temos clientes testando em paralelo. Ele altamente estável, leve e rápido. Estamos muito satisfeitos com os resultados.

Share This Post

Post Comment