O controle financeiro costuma ser um desafio para pequenas empresas do varejo. Como nem sempre é possível ter um software de gestão completo, a conferência dos recebimentos muitas vezes é feita manualmente. Pensando nisso, a Accesstage, especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, investiu R$ 2,5 milhões no Tiquei. O aplicativo reúne em um só lugar todas as informações sobre as vendas realizadas por cartões de crédito, débito e vouchers, junto com as previsões de recebimento – com visões diária, semanal e mensal.
Totalmente em conformidade com o PCI (conselho que define as melhores práticas de segurança para transações feitas com cartões), o app se integra com diversas operadoras para atualizar as informações de vendas e recebimentos. Basta que o lojista informe o número do estabelecimento ou código do afiliado no ato do cadastro.
“A Accesstage tem 15 anos de experiência na troca eletrônica de dados e na consolidação e conciliação de vendas e recebimentos por cartão de crédito, o que reforça ainda mais nosso compromisso com a veracidade e segurança dos dados disponíveis”, afirma Celso Sato, presidente da Accesstage. “Ao ter toda a visão de seus recebimentos em um único lugar, os pequenos comerciantes poderão melhorar sua gestão e, por consequência, reduzir perdas financeiras”.
O aplicativo é ideal para padarias, bares, restaurantes, pizzarias e outros comércios. Em sua primeira versão, a ferramenta trará informações de vendas via cartão de débito, crédito e voucher, além de apresentar a previsão dos recebimentos de três operadoras, Rede, Cielo e Sodexo, e o objetivo para as próximas atualizações é integrar o aplicativo às demais operadoras de cartões. O app já está disponível para download nos smartphones com sistema Android e, em setembro, será disponibilizado para IOS.
Cenário e expectativas
Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontam que três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Além disso, de acordo com o Sebrae, apesar do cenário econômico, 59% das micro e pequenas empresas, em maio deste ano, apresentaram estabilidade ou aumento do faturamento com relação ao mês anterior.
De acordo com Gleison Telles, gerente de Negócios Digitais da Accesstage, este é um segmento que, apesar das dificuldades, cresce no País. “Muitas pessoas pensam em investir em um novo negócio e queremos ajudá-las a crescer.
Com o lançamento do Tiquei, esperamos atingir por volta de 15% do mercado brasileiro de Pequenas Empresas nos próximos três anos – que serão cerca de 1 milhão de clientes no total”, explica o executivo.
Ainda segundo o executivo, ao atingir a meta, o Tiquei representará cerca de 30% do faturamento total da companhia.