A TIVIT, multinacional brasileira que conecta tecnologia para um mundo melhor, anuncia sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas no Brasil, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de 10 princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
“Temos no nosso DNA o compromisso de contribuir para um mundo mais sustentável e inclusivo. A adesão ao Pacto Global da ONU é um passo significativo que reforça a nossa visão de longo prazo e a responsabilidade como líder do setor”, afirma Paulo Freitas, CEO da TIVIT. “Este compromisso nos orienta na manutenção e implementação de práticas que promovam além do crescimento econômico, o bem-estar social e a preservação do meio ambiente”, diz.
A TIVIT vem há muito tempo integrando os princípios do Pacto Global em suas operações e estratégia de negócios, com foco em ações que impactem positivamente suas comunidades, parceiros e clientes. Entre as iniciativas em destaque estão o Instituto TIVIT, com ações que auxiliam jovens de escolas públicas com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho por meio de capacitação técnica. A iniciativa engloba o Acelera Cloud, com programa que reúne conhecimentos de computação na nuvem, com ênfase na plataforma AWS para jovens entre 15 e 24 anos; Mentoria de Carreira e Jornada de Empregabilidade, com o objetivo de orientar e gerar oportunidades para estudantes do ensino médio em busca do primeiro emprego; Estúdio Verde, com estúdios entregues pela TIVIT nas escolas para apoio à criação de projetos audiovisuais, entre outras.
O Instituto TIVIT conta com o engajamento de professores voluntários e colaboradores da própria empresa. Desde sua inauguração em 2017, o projeto já beneficiou aproximadamente 1 mil jovens diretamente, 3 mil pessoas de forma indireta, mobilizou 420 voluntários e envolveu mais de 10 instituições de ensino em suas atividades. Apenas no primeiro semestre deste ano, o Instituto registrou mais de 170 inscrições.
“As iniciativas do Instituto TIVIT têm o objetivo de capacitar jovens interessados em tecnologia para o mercado de trabalho. É gratificante compartilhar nosso conhecimento e impulsionar carreiras. Continuaremos a investir em ações que promovam o desenvolvimento e a inclusão de novos talentos”, afirma Freitas, CEO da TIVIT.
Ao integrar a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, a TIVIT reforça seu papel como agente de transformação no setor de tecnologia, comprometida não apenas com a inovação digital, mas também com a construção de um futuro mais justo e sustentável. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 20 mil empresas participantes distribuídas em 65 redes locais, além de 3,8 mil organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.
Já o Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1,9 mil participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações: www.pactoglobal.org.br.
Com essa adesão, a TIVIT reafirma o seu compromisso com a excelência operacional, com a construção de uma sociedade mais equitativa e um ambiente mais saudável para as futuras gerações. “A empresa continuará a trabalhar incansavelmente para que seus projetos e operações reflitam os valores e princípios do Pacto Global, contribuindo para um mundo melhor por meio da tecnologia”, finaliza Paulo Freitas.
Imagem: Divulgação