As empresas enfrentam o desafio de otimizar os gastos de tecnologia, de acordo com a consultoria de tecnologia Gartner. Segundo uma pesquisa mundial com mais de 2 mil CIOs, 65% indicam que a principal barreira está relacionada à habilidade dos recursos trabalharem com um mesmo objetivo. Para eles, se as empresas quiserem atingir uma meta em comum, conseguirão um grande impacto em economia.
“Os CIOs devem considerar incorporar cinco princípios-chave para formar a base da otimização contínua: transparência, agilidade, responsabilidade, simplificação e disciplina”, afirma Barbara. Para a executiva, os itens abaixo precisam ser aplicados pelas equipes de TI das empresas. Confira abaixo a descrição de cada um deles.
1. Transparência: Há benefícios adicionais, como um melhor gerenciamento de demandas, identificação do valor do projeto, habilidade de conduzir a TI como um negócio, melhores capacidades de estimativas em TI e um “marketing” mais eficiente da área.
2. Agilidade: Ao adotar a agilidade como um princípio para a otimização, a empresa vai avaliar as iniciativas de modo a classificá-las, mantendo os custos ativos. Quando elas estiverem implementadas, o foco se voltará à gestão das demandas – o que garante que a TI leve o negócio a consumir apenas o necessário e proporcione opções para conduzi-lo por um caminho consistente e otimizado.
3. Responsabilidade: Para que a TI seja continuamente otimizada, os líderes precisam tomar para si o futuro de seus departamentos. Eles devem, no mínimo, engajar-se ao negócio para gerir capacidade, recursos e funções. Se puderem prever as demandas para a TI, a área terá condições de fornecer os serviços da melhor maneira.
4. Simplificação: Em termos de otimização de custos, a simplificação significa diminuir a complexidade para reduzir custos. Os sistemas de tecnologia são complexos, mas a falta de plataformas padronizadas, os processos de negócios inconsistentes e os serviços e SLAs de TI mal definidos levam ao aumento dos custos da TI.
5. Disciplina: É essencial gerenciar a otimização de custos de maneira proativa e pensar nos objetivos a longo prazo, com painéis e métricas que meçam os aprimoramentos, ao invés de esperar por metas da “alta cúpula” a serem entregues.
O estudo será o tema da palestra “Otimizando o Nível dos Gastos da TI”, apresentada pela vice-presidente do Gartner, Barbara Gomolski, durante o Symposium/ITxpo 2013, a maior reunião de CIOs e executivos seniores de TI, nos dias 4 a 7 de novembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.