Com o objetivo de analisar as informações provenientes das preferências de seus clientes e obter insights valiosos para o seu negócio, a norte- americana Netflix, que oferece serviço de TV por Internet a mais de 50 milhões de assinantes em mais de 40 países, utiliza a plataforma MicroStrategy, líder mundial no fornecimento de plataformas de software empresarial. Devido às próprias características de sua atividade fim, a companhia está constantemente interessada nas preferências de seus clientes, desde os conteúdos prediletos até downloads mais realizados.
Utilizando a plataforma de análise da MicroStrategy, na qual é possível desenvolver algoritmos, métricas e insights analíticos, a Netflix consegue construir e disponibilizar aplicações que a auxiliam a tomar as melhores decisões para o negócio. Por meio da análise desses dados, a Netflix tem condições de negociar com provedores de conteúdo e obter insights muito granulares sobre tudo o que acontece.
Por contar com uma grande quantidade de informações e ter uma grande preocupação em analisá-las, a Netflix conta com equipes dedicadas em quatro diferentes grupos: marketing, operações de rede, grupo de conteúdo e supply chain. Segundo Paul Zolfaghari, presidente da MicroStrategy, graças aos fortes mecanismos de análise, a Netflix leva para a camada da plataforma seus dados transacionais, de processamento de informações e operações de rede, que residem em um database na Amazon. “A plataforma MicroStrategy não recomenda os filmes diretamente, mas ajuda a Netflix a fazer as avaliações de preferência de seus clientes e a indicar novas opções”.
O diferencial do projeto está no fato da Netflix ter optado por utilizar o software conectado a uma fonte de dados na nuvem, disponibilizada na Amazon Web Services (AWS). Isso foi possível graças a uma recente parceria firmada entre MicroStrategy e Amazon.