Com atuação focada em impressão de documentos, a Telamar está há mais de 20 anos presente no mercado nacional. O seu portfólio de serviços e soluções conta com impressoras Multifuncionais, Soluções em dados variáveis, Soluções em diagnóstico médico por imagem, Soluções gráficas e Gerenciamento de impressão. Em 2013 a Telamar montou um departamento de Monitoramento e Gestão com a finalidade de monitorar a base instalada dos seus clientes para proporcionar um atendimento proativo em três vértices: Controle de Suprimentos, Controle de Eventos e Gestão de Fechamento. O Global Partner, solução da NDDigital é a ferramenta de gestão atual, porém, a empresa optou pela migração da solução nddPrint MPS, também da NDDigital e mais completa, principalmente, para atendimento de controle de suprimentos e gestão de estoques distribuídos.outsourcing de impressão 2

O principal desafio da Telamar era  controlar a cadeia de suprimentos desde a sua saída do centro de distribuição até o cliente final e isso incluía controlar as trocas dos suprimentos no equipamento com redução  de estoque do cliente  até a  redução do custo total de compra de suprimentos . “A nossa perspectiva  era de um atendimento proativo do departamento de monitoramento, sem a necessidade de demanda por parte do cliente”, explica Alan Fortes, Gerente de T.I.e Monitoramento e Gestão da Telamar.Antes da solução nddPrint MPS da NDDigital, o controle era feito por um sistema de código de barras e a única informação recebida era o envio dos suprimentos cheios e o retorno dos suprimentos vazios além de cumprir um fluxo lógico, não controlando o estoque dentro do cliente, suprimentos em trânsito, entre outras informações relevantes. A métrica de produtividade se resumia em informações sobre volumes impressos por suprimentos, porém, a Telamar não considerava adequada ou suficiente às informações geradas para prestar um bom atendimento às necessidades dos seus clientes.

Com a implantação do nddPrint MPS da NDDigital, a Telamar conta hoje com análise completa dos seus contratos de Outsourcing de Impressão, com visualização da situação atual observando volumetria e meta, detecção de falhas de equipamentos, acionamento imediato de técnicos responsáveis, de acordo com a criticidade dos eventos e das regras contratadas, escalonamento de atendimentos a fim de reduzir o tempo de resolução de incidentes, monitoramento em tempo real, através da captura de status de todos os suprimentos administrados em seus contratos, planejamento de compra para a reposição de cadeia interna de distribuição de estoques, além de interface para que os clientes e técnicos locais possam visualizar informações dos equipamentos vinculados ao contrato, os eventos e status, bem como apontamento de recebimento de suprimentos com falhas, solicitação de suprimentos, entre outros benefícios.

Entre os desafios do projeto, a Telamar precisava homologar alguns equipamentos para se certificar que as trocas de suprimentos seriam efetivas e confiáveis, incluir nos  procedimentos internos e  de instalação de equipamentos todas as regras para o bom funcionamento, treinamento do pessoal, mudança de cultura do cliente em relação ao procedimento de pedido de suprimentos, pois o mesmo não seria mais útil para controlar  estoque, uma vez que todo o controle seria feito pela Telamar com o objetivo de reduzir o volume de suprimentos  e,  por fim, a força tarefa de migração da ferramenta anterior para o nddPrint MPS.

Neste último quesito, Alan Fortes da Telamar revela que umas das principais preocupações era como explicar ao cliente que o mesmo não ficaria com a máquina parada por falta de toner e que não seria mais necessário solicitar toner, mas o resultado foi positivo, principalmente, com clientes que não se preocupam e nem gastam tempo com o controle de seu estoque. “Temos ainda muito trabalho pela frente com as integrações e melhorias anunciadas pela NDDigital, mas temos a certeza que migrarmos para nddPrint MPS foi a decisão certa e que agora temos um controle de suprimentos que podemos confiar, além de oferecer um serviço diferencial aos nossos clientes”, finaliza Alan Fortes, Gerente de T.I. e  Monitoramento e Gestão da Telamar.