A inteligência artificial já está transformando a comunicação das marcas

A inteligência artificial já está transformando a comunicação das marcas

Estratégias de marketing orientadas por dados vêm revolucionando a atuação de agências publicitárias no Brasil

A inteligência artificial (IA) é uma realidade em inúmeros setores, e na comunicação isso não seria diferente. Os novos recursos têm sido implementados, principalmente, na gestão de dados e na identificação de padrões complexos. As informações geradas se tornam matéria prima para a criação de novas campanhas publicitárias que dialogam com o público e atingem novos patamares de eficácia. Tudo isso graças a uma maior personalização de um diálogo entre clientes e marcas.
 

Um estudo recente da Gartner aponta que, até 2025, mais de 50% das empresas farão uso da IA para alcançar melhores resultados de marketing. Essa tendência reflete a crescente importância dos dados na tomada de decisão e a necessidade de criar mensagens mais relevantes para os consumidores. Pesquisas e comportamentos dos usuários nas redes sociais se tornam oportunidades para desenvolver uma comunicação mais efetiva.
 

Rodne Torres, Diretor de Criação da Acesso Comunicação, aponta a personalização das mensagens para dialogar com diferentes públicos como um dos maiores diferenciais desses recursos. “Com a IA, podemos analisar o comportamento dos consumidores em tempo real. A Inteligência Artificial nos permite ir além da intuição e dos dados demográficos tradicionais, ampliando esse escopo. O nível de detalhamento e conhecimento do público é sem precedentes nesse campo”, afirma.
 

O poder da inovação digital no reposicionamento de marcas
 

O uso de IA e Business Intelligence (BI) tem sido determinante para o reposicionamento de marcas, como foi o caso do Grupo Rhema Educação. Ao perceber que sua identidade visual não refletia mais sua maturidade e solidez, a empresa buscou a Acesso Comunicação para liderar um rebranding completo. A agência conduziu estudos detalhados com o público da Rhema, identificando a percepção da marca e direcionando as estratégias de comunicação de acordo com os dados coletados.
 

Ana Celina Bueno, especialista em marketing, sócia e fundadora da Acesso, explica como a equipe multidisciplinar da agência conduziu esse processo. “Combinamos criatividade com análises baseadas em dados para reposicionar a Rhema. O rebranding foi além da mudança estética, tornando-se uma reafirmação da identidade da empresa, que agora está mais alinhada com seus valores e sua evolução no mercado”, comemora.
 

Após a implementação das novas estratégias, a Rhema observou um aumento no reconhecimento de marca e na satisfação dos clientes. Esse resultado comprova como a integração de IA no planejamento de marketing muda a comunicação e traz retornos reais para os negócios.
 

A Acesso Comunicação tem se destacado no mercado cearense e nacional justamente por sua abordagem data-driven. A agência utiliza ferramentas de BI para analisar dados de diversas fontes, como redes sociais, sites e e-commerces, e gerar informações de grande valor para o planejamento de suas campanhas.
 

Resultados concretos impulsionados por IA
 

Agências de publicidade podem gerir e estudar diversos dados sobre seus públicos para integrar às campanhas, como perfis demográficos (idade, gênero, localização), comportamento de consumo (hábitos de compra, preferências de produtos), dados psicográficos (interesses, estilo de vida, valores) e interações digitais (frequência de uso de redes sociais, cliques em anúncios, engajamento com conteúdos). Esses dados permitem criar campanhas mais segmentadas e eficazes, garantindo que as mensagens alcancem as audiências certas com maior precisão, além de poupar tempo, dinheiro e esforços.
 

A Inteligência Artificial não substitui a criatividade humana, mas a complementa. Ao analisar grandes volumes de dados, a IA pode identificar padrões e tendências que os profissionais de marketing podem utilizar para gerar ideias. Através da consolidação de informações importantes sobre o público, os departamentos de criação podem se dedicar ao que fazem melhor: inovar.
 

A transformação digital e o uso de IA no marketing já fazem parte do cotidiano das agências, refletindo um mercado em constante evolução. “O futuro do marketing está na capacidade de combinar criatividade com análise de dados. As marcas que souberem aproveitar essas ferramentas estarão à frente em um cenário competitivo que exige inovação constante”, conclui Rodne Torres.

Imagem de jcomp no Freepik

Share This Post

Post Comment