Gestão da Comunicação pode influenciar na produtividade

De acordo com a Link Portal da Comunicação, a falta de planejamento na comunicação interna pode gerar insatisfação e falta de motivação por parte dos funcionários. Estudo da Consultoria Salary.com, dos EUA, afirma que 65% dos americanos empregados pensaram recentemente em mudar de emprego. Essa realidade também se faz presente aqui no Brasil. E, segundo Rodrigo Campos, assessor comercial e de marketing da organização, esse fator  está relacionado às falhas no processo de comunicação.

Companhia afirma que empresas que investem em comunicação interna gera resultados positivos.

“A comunicação interna é uma das ferramentas que a empresa precisa ter para os funcionários trazerem resultados satisfatórios e um bom relacionamento entre todos os departamentos”.  O profissional ressalta que as informações sempre devem ser transmitidas de forma clara e objetiva. “As informações entre responsáveis e colaboradores devem sempre ser transparentes para não gerar problemas uns com os outros”, justifica o executivo. De acordo com Campos, que já trabalhou como coordenador de uma equipe de promoção de eventos corporativos e de entretenimento, a convivência dentro da empresa reflete em lucratividade e em mais qualidade nos produtos oferecidos. “A sintonia entre todos os funcionários favorece a realização dos objetivos do negócio”, avalia.

Sobre as ferramentas de comunicação mais adequadas para o público interno, Rodrigo Campos menciona que “existem muitas ações, que incluem cartazes, folders, mural de recados, intranet, cartões eletrônicos, newsletters e a própria comunicação verbal”. Com relação ao dia a dia, o executivo destaca a importância do brainstorm, metodologia de aplicação de ideias e soluções em grupo.  “As reuniões semanais são muito importantes para expor problemas, encontrar resposta e obter propostas inovadoras. Assim é possível elaborar novas estratégias que agreguem valor aos projetos futuros”.

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