A moda “Traga seu próprio dispositivo” anuncia a mudança radical na computação empresarial

O aumento da implantação de programas relativos ao BYOD (“Traga seu Próprio Dispositivo”, em português) é a mudança mais radical para a computação empresarial, desde que os PCs invadiram os locais de trabalho, analisa o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, que abordará o assunto no Gartner Symposium ITxpo 2012, de29 a 31 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O fenômeno é uma estratégia alternativa que permite aos funcionários, parceiros de negócio e demais usuários a utilizarem aparelhos pessoais para aplicações empresariais e acesso de dados. Atualmente, para a maioria das empresas, o programa é limitado a smartphones e tablets. Mas, a estratégia deve, também, ser aplicada nos PCs, podendo incluir de subsídios a taxas de equipamentos ou serviços.

A inovação móvel é mais impulsionada pelo mercado consumidor do que pelo corporativo. A acessibilidade significa que os consumidores estão fazendo upgrades tecnológicos cada vez mais rápidos. As empresas devem estar por dentro dos avanços da tecnologia móvel e alinhadas aos consumidores. Dentro do fenômeno BYOD, as empresas fornecem uma lista de aparelhos habilitados para que os funcionários possam comprar e ter suporte parcial ou total pelo uso corporativo. Em contrapartida, as companhias devem fornecer reembolso total ou parcial ao aparelho ou plano de serviços. O acesso corporativo é limitado às aplicações empresariais, que podem ser sujeitas à aceitação de políticas de segurança e gerenciamento empresarial.

Embora os programas para o BYOD possam trazer redução de custos, isto dificilmente acontece. As empresas buscam, cada vez mais, pela facilidade dos aparelhos móveis. Com isso, crescem os custos de software, infraestrutura, equipe de suporte e serviços relacionados. Se elas começarem a incluir compartilhamento de arquivos, aplicações de negócios e ferramentas de colaboração, os gastos com serviços móveis aumentarão drasticamente.

Share This Post

Post Comment