Análise do Mercado: Como o ECM sofre outra mudança de mãos

por  Cheryl McKinnon

Meu colega Craig Le Clair fez uma boa prévia  da notícia há muito aguardada da compra da Divisão Enterprise Content (ECD) da  Dell-EMC (recém-fundidas). A mudança para o spin-off da Documentum, InfoArchive e High plataform era esperado, e não ficou totalmente claro nos últimos meses quem seria  o comprador de  sorte. Assim quem levou foi a OpenText!cheryl-forrrester

No post de Craig tem algumas recomendações e pensamentos para clientes atuais de DPI - para hoje e para além de 2017 - por isso, não vou refazer esses pontos aqui ( voc~e pode ler a íntegra aqui neste link https://blogs.forrester.com/craig_le_clair/16-09-12-top_reasons_the_opentext_acquisition_of_emcs_ecd_will_end_up_as_a_positive_for_customers

O acordo de ontem, no entanto, encerra um período de voltas numa montanha-russa de semanas para o mercado mais amplo de gerenciamento de conteúdo corporativo. fornecedores antigos estão se fundindo, desinvestimento e tentando reinventar-se em mercados adjacentes.

Na semana passada, a HP Enterprise também uniu sua informação ao portfólio gerenciamento de conteúdo  - incluindo os seus produtos de ECM e de governança de informações - com MicroFocus (um fornecedor com pouco reconhecimento de marca neste mercado).

 

No entanto, novos fornecedores estão entregando a verdadeira inovação no ECM. A aquisição OpenText da sua principal concorrente de décadas vem na esteira dos anúncios de Boxworks de 2016, bem como do Nuxeo com de investimento mais de 20 milhões de dólares da Goldman Sachs.

A Box tornou-se uma alternativa real para os prestadores de soluções de  ECM tradicionais, especialmente no segmento de "serviços de conteúdo de negócios" do mercado. Com o anúncio da Box, o mecanismo de workflow co-desenvolvido em parceira IBM, proporcinará que  em breve a Box seja capaz de mordiscar as bordas do mercado transacional no uso de gerenciamento de conteúdo:  simples assim.

Um novo olhar para a gestão de workflow de trabalho e tarefas, desenvolvido a partir do zero para o gestor de informações do dia-a-dia, é uma adição bem-vinda para o mercado em nuvem de ECM. de outro lado a plataforma da Box  para aplicações de conteúdo continua a pleno vapor, com alguns exemplos fascinantes de empresas que utilizam serviços de conteúdo em nuvem  para alimentar os seus planos para transformação digital. (Por exemplo, prestador de serviços legais, LegalZoom, aproveita a platforma da Box para serviços de conteúdo, uma vez que oferta serviços para o mercado tradicional escritórios de advocacia composto por  consumidores e empresas de pequeno-médio portes).

 

A Nuxeo, uma das poucas plataformas open source de ECM no mercado teve um  lento, mas constante crescimento ao longo dos últimos anos, incluindo os  EUA depois de construir um alicerce executivo forte, tecnologia  e presença de vendas. Um investimento de US $ 20 milhões da Goldman Sachs vem apenas algumas semanas depois de um investimento de U$ 10 milhões da Kennett Partners no início de junho. Enquanto o reconhecimento da marca Nuxeo é relativamente baixa fora da União Européia e dos círculos de desenvolvedores, o seu compromisso com a inovação no ECM e da gestão de ativos digitais (DAM) é alta - sempre na vanguarda de apoio a novas APIs (como o Google View), bancos de dados NoSQL, etc.

 

No início de 2016, um outro foecedor em ascendência da  Europa, a M-Files, fez barulho no mercado norte-americano com uma rodada da Série B  da ordem de U$ 36 milhões, com boa parte destinados à R & D e expansão global. E, a  Alfresco continua a recolher e migrar implementações de legado de vários fornecedores latentes no cenário do ECM. As nuvens de serviços de conteúdo do Google e Dropbox aparecem no radar dos compradores corporativos, de acordo com nossa pesquisa recente painel on-line ECM.

 

O que tudo isso significa?

 

As empresas precisam ter um olhar longo e duro em seus projetos de ECM e entender como os serviços de conteúdo irão ajudá-los em suas próprias experiências do cliente e planos crescimento. A velha guarda está se consolidando e o ritmo da inovação nessas carteiras adquiridas continuaram a ser vistos. Novos fornecedores estão trabalhando rapidamente para preencher as lacunas de recursos, atrair novos clientes e demonstrar o sucesso nas indústrias reguladas que dependem mais pesadamente do ECM. Os novos fornecedores - nascidos neste século e não no último - estão se intensificando. Compreender o papel da nuvem em sua própria estratégia de conteúdo e alinhar se às novas coberturas para entender que os vendedores estão criando  e explora-las , principalmente as  arquiteturas flexíveis  e não apenas para  hospedagem  de seus próprios legados.  O ECM não é um mercado morto ou obsoleto - mas  vai parecer bem diferente em 2020.

 

Cheryl McKinnon é Analista Chefe do Forrester para ENTERPRISE ARCHITECTURE PROFESSIONALS e  cobre as demandas do Enterprise Architecture Profissionais.  Sua atuação abrange as tendências, desafios e práticas recomendadas para gerenciamento de conteúdo corporativo. Seu foco é a prestação de serviços de pesquisa e consultoria em diversas áreas, incluindo gerenciamento de conteúdo empresarial (ECM), arquivamento de conteúdo, empresas de arquivos de sincronização e de compartilhamento de arquivo, a colaboração centrada em documentos, gerenciamento de ciclo de vida, a governança da informação, e eDiscovery. é palestrante e já fez apresentações no Brasil, especialmente para o Information Show.

Cheryl compartilhou à pedido do site Information Management esta análise e mercado, veja aqui o artigo original (https://blogs.forrester.com/cheryl_mckinnon/16-09-12-the_documentum_shoe_finally_dropsas_ecm_undergoes_a_changing_of_the_guard

 

 

 

Share This Post

Post Comment