Intel aumenta receita em US$ 350 milhões com o uso de BI e Analytics

A Intel anunciou os resultados do relatório global IT@Intel, iniciativa que tem como objetivo medir como o grupo de TI da Intel tem contribuído para alavancar e entregar valor para a empresa por meio de inovações que impulsionam melhorias na produtividade, eficiência, competitividade e lucratividade.Digital Globe

O grupo de TI da Intel ofereceu suporte para mais de 106 mil colaboradores em 170 localidades em 66 países diferentes. Os 6065 colaboradores que trabalharam para o grupo de TI da Intel em 2014, alocados em 50 centros de TI, conseguiram diminuir o gasto com TI por colaborador de US$ 13,600 em 2012 para US$ 12,700 em 2014. A Intel ganhou agilidade e produtividade ao oferecer aos seus colaboradores mais de 45 mil Ultrabooks™ com tela touch, entre produtos oferecidos pela TI e também contabilizando equipamentos adicionados à rede da Intel pelo programa de BYOD. Os colaboradores da Intel utilizaram em 2014 mais de 105 mil computadores portáteis, mais de 47 mil smartphones e mais de 5 mil tablets.

“As grandes mudanças na tecnologia têm rompido com os modelos de negócios existentes, e o que vemos é que a TI precisa ser cada vez mais estratégica e não apenas um braço operacional”, comentou Mário Villalta, diretor do IT@Intel para a América Latina.  “A TI da Intel está sujeita a muitos desses mesmos desafios e acreditamos que ao compartilhar nossos resultados, podemos ajudar outras empresas a impulsionar a inovação e a competitividade em suas próprias indústrias.”

Business Intelligence traz novos negócios

O estudo mostra que em 2014 a Intel usou business intelligence e ferramentas de analytics para aumentar a receita em mais de US$ 350 milhões, sendo US$ 76,2 milhões com o uso de ferramentas de analytics para a geração de leads de vendas.

Os ganhos mais expressivos com analytics, que totalizaram mais de US$ 250 milhões em novas receitas, vieram da integração de múltiplos bancos de dados em um sistema de apoio à decisão para maximizar a receita por meio da otimização de ofertas, demandas e preços.

“Para as empresas, é essencial que os problemas de negócios sejam vistos de forma holística, para que você possa responder as perguntas certas e então usar dados novos ou que não haviam sido utilizados ainda para encontrar uma solução”, disse Villalta.

Virtualização e Cloud Computing impulsionam a produtividade

Em 2014, a Intel continuou um processo de virtualização de data centers e a construção de uma nuvem privada para oferecer suporte ao desenvolvimento de apps e provisionamento de recursos para os aplicativos utilizados pelos colaboradores da Intel. Mais de 80% dos data centers da Intel já foram virtualizados, atingindo uma capacidade de armazenamento de mais de 106 petabytes.

A adoção de uma nuvem privada trouxe enormes dividendos para a Intel, em especial no provisionamento de novos apps baseados na nuvem. O tempo de provisionamento diminuiu de cerca de 90 dias para apenas 45 minutos com a virtualização e a implementação da cloud privada. Com o enorme salto de produtividade, foram desenvolvidas 164 novas aplicações de nuvem em todo o ano de 2014, contra 57 em 2013.

A Intel utilizou uma estratégia de tecnologias de nuvem de padrão aberto por meio de APIs OpenStack* e um modelo self-service de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS) para permitir que as diferentes unidades de negócios da Intel fossem capazes de inovar de forma rápida e seguro. A nuvem privada da Intel resultou em uma economia anual de US$ 7,5 milhões.

Internet das Coisas e Fábricas Inteligentes

 

A Intel está realizando diversos projetos piloto para aproveitas as vantagens das novas tecnologias que estão impulsionando a Internet das Coisas, buscando aumentar a flexibilidade, agilidade, escala, eficiência e produtividade de suas unidades fabris. A Intel está criando modelos para a adoção de IoT em suas operações de forma a garantir a segurança dos dados e entregar mais valor para a cadeia de produção.

 

A Intel ofereceu treinamentos e criou projetos-piloto para criar vários experimentos do uso da Internet das Coisas em diversas de suas operações. Em um dos casos, a coleta e análise de informações sobre diferenças de pressão durante o processo de manufatura resultou em um aumento de produtividade de uma das unidades de fabricação de processadores, em um modelo que será expandido para outras unidades da Intel. Em outro caso, o uso de sensores para prever falhas eletromecânicas em equipamentos de testes altamente complexos também garantiu um aumento na produção. A Intel estima que o uso de sensores inteligentes irá trazer um retorno de até US$ 30 milhões no curto prazo.

 

A empresa criou um ambiente de demonstração para compartilhar com parceiros externos os casos de sucesso da Intel com o uso de IoT em suas fábricas. O ambiente de demonstração mostra os diversos componentes utilizados nas soluções da Intel, incluindogateways e a implementação de Apache Hadoop utilizados para análise e visualização de dados.

 

Segurança dos dados inteligente

 

Todas as inovações e melhores práticas que estão sendo implementadas pelo grupo de TI da Intel tem a segurança como um dos pilares principais. A Intel acredita que a segurança de dados nas empresas demanda a capacidade de antecipar, prevenir e responder a ciberataques. A Intel implementou uma plataforma chama Intel IT’s Security Business Intelligence (SBI) que reduz drasticamente o tempo necessário para detectar ameaças. A plataforma possibilita a visualização em tempo real do ambiente de TI, além de todo o histórico de eventos. Com ela, o time da Intel conseguiu otimizar o tempo de análise de eventos de dias para minutos.

 

A plataforma SBI filtra mais de 10 bilhões de eventos por dia e é capaz de reter informações pertinentes de até um ano atrás – mais de 2 trilhões de eventos em 3,5 petabytes de informações compactadas. A plataforma tem trazido imenso valor para a empresa ao reduzir o tempo necessário para identificar e investigar comportamentos suspeitos e ameaças em potencial – de dias ou semanas para menos de 20 minutos. Os resultados primários da iniciativa mostram que a Plataforma SBI é capaz de usar big data e analytics para criar ciberinteligência contextual para ajudar a identificar ameaças, gerar relatórios com análises relevantes sobre eventos de segurança e reduzir ou eliminar controles de seguranças menos efetivos, reduzindo o custo total da segurança da informação na Intel.

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