A Salesforce , empresa de CRM , anunciou o Salesforce IoT Cloud. Impulsionado pelo Thunder, um motor de processamento de eventos em tempo real altamente dimensionável, o IoT Cloud conecta bilhões de eventos com a Salesforce, destravando insights do mundo conectado que capacitam qualquer pessoa a tomar a medida certa, para o cliente certo, na hora certa. “A Salesforce está transformando a Internet das Coisas na Internet dos Clientes”, afirma Marc Benioff, presidente e chairman da Salesforce. “O IoT Cloud permitirá que as empresas criem, em tempo real, ações diretas proativas de vendas, serviços, marketing ou qualquer outro processo negocial, gerando um novo tipo de sucesso de cliente“.
Mundo Conectado, Dados Desconectados
A combinação de tecnologias móveis de mídias sociais, monitoramento, wearables e de nuvem gerou um dilúvio de dados. Mais de 90 por cento dos dados do mundo foram gerados nos últimos dois anos. E, como se prevê que o número de dispositivos conectados chegue a 75 bilhões (2) até 2020 (4), o volume de dados disponíveis deverá crescer exponencialmente. Esse mundo de dispositivos conectados e de conteúdo digital representa uma enorme oportunidade para as empresas aproveitarem os novos dados. Em um relatório de junho de 2015, o McKinsey Global Institute prevê que os aplicativos da Internet das Coisas poderão ter um potencial impacto econômico de até um trilhão de dólares por ano até 2020 (2). No entanto, as empresas não têm sido capazes de tirar proveito dessa vasta quantidade de dados IoT.
O Salesforce IoT Cloud, Impulsionado pelo Thunder - Conectando à Internet dos Clientes
O IoT Cloud capacita as empresas a conectar dados da Internet das Coisas, bem como qualquer conteúdo digital, às informações de clientes, dando contexto aos dados e fazendo com que estes sejam acionáveis - tudo em tempo real. O Thunder, que foi desenvolvido em uma moderna arquitetura altamente escalável, pode “escutar” o mundo conectado, ingerindo diariamente bilhões de eventos originários de qualquer fonte. Entre as capacidades do IoT Cloud estão:
- Escutar o Mundo em Escala de IoT: O IoT Cloud conecta tudo à Salesforce. Além da Internet das Coisas, ele se conecta com telefones, wearables, moinhos de vento, turbinas industriais e outros dispositivos. O IoT Cloud conecta dados de sites, interações sociais e muito mais à Salesforce. Ao conectar em tempo real os bilhões de eventos e o conteúdo digital à Salesforce, o IoT Cloud eleva o contexto do cliente ao nível de dados transacionais.
- Disparar Ações em Tempo Real através de Regras: Com o IoT Cloud, os usuários poderão usar ferramentas intuitivas, do tipo aponte-e-clique, para definir, modificar e definir as regras e a lógica para os eventos que possam desencadear ações em toda a Salesforce. Uma empresa global de gestão de frota, por exemplo, poderá aplicar normas de segurança de passageiros, definindo filtros para “fortes freadas” ou “fortes acelerações” e definir regras que acionem os sensores nos veículos para registrar casos de possível necessidade de assistência técnica através da comunicação de eventuais casos de condução irregular. Outro exemplo é o de um varejista nacional que esteja promovendo uma liquidação em época de festas, que poderá definir regras baseadas na situação do programa de fidelidade ou no desempenho de estoque ou de vendas, disparando avisos aos pontos de varejo para que enviem, em tempo real, ofertas de desconto aos compradores presentes nas lojas.
- Engajamento Direto Proativo através da Salesforce: O IoT Cloud funciona ininterruptamente por toda a Plataforma de Sucesso de Cliente da Salesforce, trazendo à tona insights e disparando em tempo real ações diretas personalizadas de vendas, serviços, marketing ou de qualquer outro processo negocial. Por exemplo, um fornecedor de termostatos poderá analisar bilhões de eventos recolhidos de previsões do tempo, sensores e ajustes de temperatura para alertar os clientes de forma proativa sobre como gerir o seu uso de HVAC dentro dos seus orçamentos pré-definidos. Ou então uma empresa de assistência técnica veicular poderá, em parceria com um fabricante de automóveis, enviar ofertas personalizadas em nome das revendedoras locais, com base em dados dos sensores que monitoram os níveis de fluidos e a quilometragem.
“A Emerson está reinventando o atendimento ao cliente”, disse Todd Finders, CIO da Emerson Climate Technologies. “Ao integrarmos em tempo real os nossos produtos e serviços conectados de conforto com os dados de clientes na Salesforce, teremos condições de atender às necessidades dos nossos clientes de maneira proativa e personalizada”.
Para Gary Barnett, analista-chefe da Ovum, “As implantações de IoT só criam valor quando as organizações são capazes de agir com base nas informações geradas por suas redes da Internet das Coisas”, disse. “A capacidade de fazer com que os dados tenham sentido, ao conectá-los com as informações existentes dos clientes, será um fator fundamental para transformar dados em ações”.
O Ecossistema da Salesforce se Expande com Parceiros de IoT
A Salesforce está acelerando a adoção do IoT Cloud juntamente com seus parceiros no lançamento inicial - ARM, Etherios, Informatica, PTC ThingWorx e Xively LogMeln, que fornecem conectividade entre os dispositivos e a Internet. A empresa continuará a expandir o seu ecossistema de parceiros de IoT para habilitar as empresas a se conectarem com os seus clientes de uma maneira totalmente nova.
Salesforce App Cloud - A Plataforma Unificada para uma Entrega Rápida de Aplicativos Conectados: O Thunder faz parte da parte do Salesforce App Cloud, um conjunto integrado de serviços de plataforma que habilita as empresas a desenvolverem rapidamente aplicativos conectados. Com os serviços para desenvolvimento rápido de aplicativos, modernas experiências de usuário, integração, desenvolvimento de aplicativos móveis, gerenciamento de identidades, compliance, governança e muito mais, o App Cloud é a plataforma mais abrangente e ágil disponível para os CIOs entregarem seu portfólio de aplicativos. O App Cloud também compreende um ecossistema de 2,3 milhões de desenvolvedores que criaram 5,5 milhões de aplicativos, assim como o AppExchange, o maior mercado de aplicativos corporativos do mundo, que conta com mais de 2.800 aplicativos ISV e 40 Lightning Components. Tudo isso roda na infraestrutura enterprise mais confiável do setor, que entrega cerca de 3,7 bilhões de transações a cada dia útil.
O IoT Cloud sairá em versão piloto no primeiro semestre de 2016 e estará disponível mais tarde no ano.
2- https://www01.ibm.com/software/
3 - “Morgan Stanley: 75 Billion Devices Will Be Connected to the Internet of Things By 2020”. Business
Insider, outubro de 2013.
4 - McKinsey Global Institute, Unlocking the Potential of the Internet of Things, junho de 2015