Lisandro Sciutto
Se você é como a maioria dos líderes de negócios, você gela só de ouvir falar em Big Data. Embora coletar, analisar e tirar vantagem de informações dos clientes seja a preocupação de 72% dos empresários e líderes da área de TI, apenas 44% tomam a atitude de falar a respeito, de acordo com a 6ª Pesquisa Anual de QI Digital da PwC. Para superar esse gap, os profissionais de marketing precisam transmitir aos diretores como os insights dos clientes, compilados do Big Data, podem ser usados para aumentar as vendas, conduzir tomadas de decisões estratégicas nos departamentos econômicos ajudar os negócios a ganhar vantagem competitiva.
Por que muitos negócios estão hesitantes? Com a quantidade massiva de dados de clientes vindos de diferentes fontes, incluindo websites, e-mail, redes sociais, celular, atendimento ao consumidor, armazéns de dados (data warehouses) e outros, coletar e usar esses dados pode parecer impossível de lidar. Além disso, existe um aumento assustador de dados desestruturados - Não apenas das redes sociais como também do crescente volume de áudio e textos físicos que tem sido digitalizados em um ritmo sem precedentes, adicionado ao desafio de determinar como organizar os dados de forma que sejam úteis. Sem mencionar o fato de ter que descobrir como incorporar os dados a diferentes canais, incluindo celular, para obter uma visão 360 graus do cliente.
Coletar, analisar e usar dados dos clientes de forma inteligente é definitivamente um desafio. Ninguém tem isso completamente definido e não existe uma única resposta como solução. No entanto, para os publicitários é decisivo entrar no jogo agora ou arriscar ficar muito atrás de sua concorrência em termos de oferecer aos clientes experiências completas e personalizadas.
Por que os profissionais de marketing precisam tirar proveito das informações de forma efetiva?Existem várias razões pelas quais os profissionais de marketing precisam obter informações relevantes dos clientes. Abaixo cinco motivos para adotar (para ontem) o gerenciamento e análise de dados na gestão de marketing:
1. Aumente complexidade de navegação, incluindo a proliferação de canais e pontos de contato, na mudança para um ciclo de compra não linear e as demandas de um serviço de atendimento ao consumidor 24x7.
2. Aplique recursos avançados de marketing, incluindo personalização em tempo real e automação de marketing.
3. Fale a língua da diretoria, usando dados para embasar estratégias e planejamento, bem como para demonstrar resultados quantificáveis. De acordo com a Harvard Business Review, artigo que cita um estudo de 2012, publicitários ainda contam muito com a intuição, levantando dados para apenas 11% das decisões relacionadas aos clientes.
4. Ganhe vantagem competitiva por tomar decisões estratégicas com insights dos clientes.De acordo com a PwC, 65% dos gerentes de negócios acreditam que o Big Data vai lhes trazer vantagens.
5. Entenda com mais precisão o retorno em investimentos para um conjunto completo de táticas de marketing e otimizar a mistura com marketing e mídia modelagem mix.
Quem é a Infor?
A Infor desenvolve aplicativos de negócios bonitos, com recursos de última geração e conhecimentos científicos para indústrias específicas, entregues como um serviço em nuvem. Com 13.000 funcionários e clientes em mais de 200 países e territórios, a Infor constrói softwares que automatizam processos críticos para vários setores, incluindo saúde, manufatura, moda, distribuição por atacado e varejo, hotelaria e setor público. Com sede em Nova York, a Infor é o lar de uma das maiores agências de criação de Manhattan, a Hook & Loop, com foco exclusivo no design da experiência do usuário. Os aplicativos Infor fornecem uma experiência de usuário divertida e envolvente, enquanto ajudam a eliminar a necessidade de personalização através de um profundo conhecimento da indústria. A Infor distribui seus aplicativos principalmente através da nuvem do Amazon Web Services e de plataformas de código aberto. Para saber mais sobre a Infor, visite www.infor.com.
Entre os clientes da Infor estão:
18 das 20 maiores empresas aeroespaciais
10 das 10 maiores empresas de alta tecnologia
10 das 10 principais empresas farmacêuticas
21 das 25 maiores redes de cuidados médicos dos EUA
18 das 20 maiores cidades dos EUA
20 dos 20 maiores fornecedores automotivos
17 dos 20 principais distribuidores industriais
15 dos 20 maiores varejistas mundiais
4 dos 5 maiores fabricantes de cerveja
21 dos 30 principais bancos mundiais
6 das 10 maiores marcas de hotéis mundiais
6 das 10 maiores marcas de luxo mundiais
Lisandro Sciutto, diretor de produtos da Infor para LATAM