O Big Data é uma realidade, mas ele é uma consequência de outras transformações que vivemos hoje. A análise é do gerente de Novas Tecnologias Aplicadas e Technical Evangelist da IBM Brasil, Cezar Taurion. Em sua palestra no ECM Show 2012, o especialista mostrou que mobilidade, Internet das coisas e redes sociais é que estão impulsionando as mudanças e criando a avalanche de dados que as empresas são obrigadas a lidar. “É o poder de criar e compartilhar conteúdo que está gerando o Big Data”, diz.
Para Taurion, a situação traz grandes desafios. O maior deles é que as empresas precisam tirar subsídios para ações em meio a dados que não estão acostumadas a tratar. Antes, a preocupação era lidar com informações contidas em sistemas corporativos. Isso mudou com o conteúdo e conversações em redes sociais, sensores em carros e equipamentos gerando dados etc. Isso tudo é o Big Data. Com isso, novos modelos de análise precisam ser implantados.
É a era do business analytics. Com isso, as empresas podem mudar o conceito como atuam no mercado. Elas deixam de ser reativas ao problema, por exemplo, e começam a ter ações preditivas que impedem riscos e desvios antes que eles ocorram. “Estamos saindo dos modelos de banco de dados e data warehouse para um cenário mais dinâmico e complexo”, aponta.