A IA representa uma das mudanças mais significativas do nosso tempo. Em poucos anos, sistemas capazes de produzir textos, fazer análises rápidas e resolver soluções complexas passaram a fazer parte do cotidiano. Esse avanço demonstra o enorme potencial da tecnologia, mas também nos obriga a pensar sobre as consequências de entregar cada vez mais decisões às máquinas.
Respostas chegam antes mesmo de termos tempo para formular as perguntas. Ideias são produzidas em segundos, tarefas são realizadas com poucos comandos e escolhas que antes exigiam tempo e reflexão agora podem ser feitas quase instantaneamente.
Para você, tudo parece mais simples, rápido e eficiente? Saiba como o futuro será definido pela soma destas ferramentas que criamos e pelas escolhas que fazemos ao utilizá-las em “Quem está servindo quem? Não delegue a decisão. Delegue a operação”, com apresentação de Maykonn Xavier, Gerente de Projetos Sr na Volvo do Brasil, às 17h30 no dia 24 de setembro de 2026 no INTELLIGENT AUTOMATION SUMMIT Curitiba. Inscreva-se aqui.
A inteligência artificial foi criada para ampliar nossa capacidade, mas estamos começando a correr o risco de inverter essa relação: em vez de usar a IA como ferramenta, passamos a adaptar nossas decisões ao que ela nos oferece.
Nesta palestra, vamos explorar três níveis de delegação — operação, análise e decisão — e os diferentes níveis de critério e governança necessários para cada um deles. A provocação central é simples: até onde podemos delegar à IA sem também delegar nosso julgamento?
Mais do que aprender a usar ferramentas, profissionais e organizações precisam se preparar para governar o uso da IA, preservar a responsabilidade pelas decisões e transformar tecnologia em resultado. Nesse contexto, serão apresentadas possibilidades de desenvolvimento e recursos do PMI para profissionais que querem se preparar para essa nova realidade.
INTELLIGENT AUTOMATION SUMMIT Curitiba
Quem está servindo quem? Não delegue a decisão. Delegue a operação.
Apresentação: Maykonn Xavier, Gerente de Projetos Sr na Volvo do Brasil
Data: 24 de setembro de 2026, às 17h30
FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - Curitiba/PR
Mais informações e inscrições: https://iimainfo.com.br/intelligent-curitiba/