A importância da governança de dados para as empresas

A importância da governança de dados para as empresas

*Pablo Lemos, CTO do AdClub

Ao longo dos anos e após a globalização, as empresas se viram obrigadas a estabelecer regras de gestão a fim de automatizar e possibilitar decisões rápidas no dia a dia. Com a grande demanda de tarefas e com a tecnologia altamente avançada, a Governança de Dados se estabeleceu como um aspecto não apenas importante, mas mandatório aos que querem ter vantagem competitiva através do conhecimento de seus resultados. Com esse sistema, as corporações ganham agilidade para entender o momento em que se encontram e destreza para se adaptar rapidamente, independente de qual seja o ramo de atuação.

Mesmo com um cenário extremamente vantajoso, estimativas da Bain&Company revelam que a transformação digital só atinge êxito total em 12% das empresas e isso está relacionado a diferentes fatores, mas podemos salientar o fato de que as companhias ainda não sabem utilizar os próprios dados realmente a seu favor. É importante comentar que disponibilizar indicadores da empresa com facilidade e frequência de atualização à todos os decisores, gera um volume de testes maiores, conclusões mais assertivas e análises mais profundas, o que acelera o desenvolvimento da corporação como um todo.

Outros benefícios também podem ser vistos na capacidade em gerar hipóteses e perguntas e obterem respostas com alta agilidade. Ser capaz de olhar para o passado e para o presente da sua empresa, sabendo com clareza sobre tudo o que funciona ou não, fará com que as estratégias sejam desenhadas com maior embasamento. Essa ajuda também se dá quando todos estão na mesma página e entendendo os dados de forma uníssona. Quando os colaboradores têm fácil acesso e entendimento do histórico, a geração de novas estratégias alcança um nível muito mais alto de performance.

A redução de custos é também um aspecto bastante relevante. Muitas vezes as empresas contratam diversos funcionários para agregarem dados de forma pouco organizada. Em um mercado com turnover de funcionários alto, cada novo colaborador chega com novas ideias sobre como se organizar e com o tempo o dado fica cada vez menos acionável e demanda mais investimento. Uma consultoria de governança pode eliminar grande parte desses custos, mantendo os dados sempre organizados e permitindo a novos colaboradores fricção mínima no aprendizado sobre como tudo está modelado.

É importante comentar ainda que o segredo para essa implementação funcionar é estar assessorado pelos profissionais certos. Por mais que a tecnologia evolua com inteligência artificial e machine learning, o entendimento para alimentar os processos de forma correta precisará sempre de conhecimento e consultoria. A ideia de que uma ferramenta sozinha vai resolver os problemas da empresa em relação a governança de dados é simplesmente falsa.

Uma pergunta que escuto com frequência em anos de carreira é: quando é o momento certo de implementar esse modelo na minha empresa? Eu digo que esse o momento é agora. Data-driven deixou de ser um termo da moda para se tornar obrigatório, pois se não houver dados sobre governança, não serão capazes de aprender com os erros de marketing da empresa e sempre haverá dificuldade para embasar novas estratégias. Quanto tempo sua organização demora para descobrir quanto gastaram em média por plataforma em 2020 e quanto foi o custo por venda em cada uma delas? Se a resposta for mais do que alguns minutos, ou pior, se houver necessidade em ligar para uma ou várias pessoas para descobrir a resposta, você está muito atrasado.

Mesmo falando sobre a importância da governança de dados, conforme citado anteriormente, muitas empresas ainda não sabem como essa implementação funciona e o que de fato ela é. Resumidamente, se baseia em um processo de captar, organizar, persistir e exibir os dados de maneira eficaz, permitindo insights acionáveis e controle de como e por quem eles podem ser utilizados.

Na prática, é um serviço de consultoria e tecnologia que atende os seguintes pilares: Unidade de perspectiva, onde todos os stakeholders, do trainee ao CEO, olham para os dados sob a mesma modelagem em sincronia, eliminando ruídos em interpretações; Transparência, que traz visibilidade de como os dados são incorporados e interpretados; Normalização, oferece a capacidade de olhar para dados de naturezas e plataformas diferentes com a mesma perspectiva; Controle e Segurança, fornece acessos específicos a cada usuário, com visões que condizem a seu escopo de trabalho; Manutenção de Histórico, traz o entendimento e registro sobre a evolução das perspectivas, independente do turnover das equipes; e Eficiência e Redução de Custos que é a automação completa dos dados quantitativos, liberando colaboradores para foco 100% estratégico.

Então a partir do momento que você integra todos esses serviços e elimina a demora entre os processos, você acelera o desenvolvimento da empresa e a coloca um passo à frente da concorrência. Estude, fale com o seus clientes e olhe para o futuro, pois será cada vez mais fácil de evoluir suas estratégias.

*Pablo Lemos, formado em publicidade pela Universidade Federal Fluminense, fundou - em 2004 - a Cabana Criação, uma empresa de produção digital, com a qual conquistou dois leões de Cannes - em 2013 - atendendo clientes como Bob's, CCAA e Anistia Internacional. Em 2015, idealizou um vitorioso projeto de unificação de dados de mídia para o Bradesco que o levou a fundar a Tetris.co, uma empresa de tecnologia para gestão de mídia e governança de dados. Juntou-se - em 2015 - ao Adclub, um grupo que reúne três empresas focadas em soluções de Marketing Online para grandes marcas, atuando em criação de campanhas, compra de mídia e consolidação de dados de campanha em um dashboard proprietário, assumindo o cargo de sócio e Diretor de Tecnologia e, atualmente, atende a Neoenergia, Paramount, L'Oréal, entre outros clientes.

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