Sua empresa está preparada para a multicloud híbrida?

Sua empresa está preparada para a multicloud híbrida?

Operar em um ambiente com várias nuvens é uma realidade para a maioria das funções corporativas atuais, embora muitas vezes isso aconteça em silos. Quer se trate do departamento de recursos humanos recrutando candidatos, a área de logística rastreando remessas ou o marketing atraindo clientes, as unidades de negócios muitas vezes não envolvem os seus próprios departamentos de TI para acessar diretamente os serviços na nuvem que desejam. Em vez de ignorar ou tentar reprimir incursões organizacionais em várias nuvens, a TI precisa facilitar, orquestrar e otimizar a base corporativa de várias nuvens.

As empresas que implementam plataformas multicloud harmonizadas podem se posicionar para obter maior vantagem competitiva e custos mais baixos, mas não é uma tarefa fácil. É preciso desenvolver um planejamento seguro, que considere os desafios e os benefícios, para se obter o gerenciamento bem-sucedido de várias nuvens.

O que significa “estar preparado para a nuvem”?
Se sua empresa está no início de sua jornada na nuvem, pode significar simplesmente acessar serviços de nuvem pública para obter novos recursos e maior flexibilidade.

Mais adiante, isso pode significar ter uma infraestrutura implementada em nuvem, com cargas de trabalho baseadas em virtualização que são executadas no data center e na nuvem de sua escolha.

Para empresas com visão de futuro, no entanto, “a nuvem” hoje significa multicloud híbrida, um conceito que promete liberdade e flexibilidade máximas, para escolher o melhor recurso para cada carga de trabalho. Segundo o relatório “Assembling your cloud orchestra” realizado pela IBM, 98% das empresas pesquisadas planejavam adotar essa abordagem em 2021.

Mas o que é multicloud híbrida? E como sua organização pode tirar vantagem disso?
Nuvem híbrida, multicloud e multicloud híbrida

Nuvem híbrida é um ambiente com vários tipos de nuvem, geralmente privada e pública, integradas na mesma implantação. Com a nuvem híbrida, as organizações podem escolher manter algumas cargas de trabalho em seu data center, onde têm mais controle sobre o desempenho, segurança e privacidade. Cargas de trabalho menos críticas ou menos sensíveis à latência são mais adequadas para serem migradas para uma nuvem pública.

Multicloud é um ambiente com várias nuvens públicas integradas na mesma implantação. Com a possibilidade de dispor de várias nuvens, as organizações podem escolher a melhor nuvem para cada carga de trabalho. Também é possível desenvolver aplicativos que reúnam recursos de diferentes nuvens.

Multicloud híbrida é simplesmente uma combinação dos dois ambientes: uma única implantação que integra várias nuvens públicas e privadas. Com isso, é possível dispor dos benefícios de um ambiente híbrido (escolher entre nuvem pública ou privada) e de várias nuvens (escolher diferentes nuvens públicas).

Preparação para a multicloud híbrida

É possível reconhecer as vantagens de uma nuvem múltipla híbrida. Agora, quais são os passos para sua implantação?

A interoperabilidade entre várias nuvens públicas é uma característica chave das nuvens múltiplas híbridas, e como você pode imaginar, não é fácil conectar todas as suas partes.

O primeiro passo deve ser avaliar sua infraestrutura atual. Confirme se os seus servidores locais oferecem os níveis de desempenho necessários. Certifique-se de que seu armazenamento possa interagir com as nuvens públicas escolhidas. Verifique se sua rede pode lidar de forma confiável com conexões entre várias nuvens.

O segundo passo deve ser avaliar suas cargas de trabalho e aplicativos. Quais das suas cargas de trabalho podem ser migradas para a nuvem pública? Quais têm dependências que as vinculam ao data center? Seus aplicativos precisam ser modernizados antes que você possa migrá-los?

Essas perguntas nem sempre são fáceis de responder. Portanto, pode ser útil ter o apoio de uma consultoria especializada, com experiência para auxiliar nessa jornada.

Quais são os melhores servidores para as multicloud híbridas?

Se a avaliação da sua infraestrutura revelar a necessidade de incorporar novos servidores, considere a linha de servidores IBM Power Systems, que é a mais adequada para multicloud híbridas.

Os servidores Power Systems foram projetados para facilitar a implementação e a operação de multiclouds híbridas. Suas principais características são:

Oferecem IBM Cloud Paks, que são soluções prontas de software em contêineres, que facilitam a integração de várias nuvens em implementações híbridas. Existe um Cloud Pak para integração, aplicativos, dados, gerenciamento de várias nuvens e muito mais.

Facilitam a migração de cargas de trabalho IBM para a nuvem pública. Se sua empresa já faz parte do ecossistema IBM, poderá executar AIX e IBM i na nuvem pública, facilitando a portabilidade das suas cargas de trabalho entre nuvens. O AIX e i na nuvem pública também se conectam facilmente a outros serviços de nuvem, como IBM Blockchain e IA.

São ideais para Linux. Os Power Systems se integram com o Red Hat Enterprise Linux em implementações multicloud híbridas, para reduzir os custos de infraestrutura em até 50% e acelerar os ciclos de desenvolvimento em 66%, de acordo com a Forrester Consulting.

Para saber mais sobre a jornada para a multicloud híbrida e as soluções Power Systems, agende uma conversa aqui com nosso time de especialistas. Nosso trabalho é facilitar o seu trabalho.

Referências:
[1] Are you ready for hybrid multi-cloud?
[2] Assembling your cloud orchestra

Publicado originalmente em Grupo Qualität

Share This Post

Post Comment