U2 agita sua turnê mundial com a tecnologia totalmente flash da EMC

Por Chris Ratcliffe

Com o declínio da receita resultante da gravação de músicas, as turnês ganham cada vez mais importância. Antigamente, os artistas podiam esperar que até 25% de sua receita viria da venda de álbuns. Hoje, eles geralmente recebem pouco mais de um centavo a cada 20 reproduções no YouTube. O resultado disso é que a venda de camisetas pode gerar tanto lucro quanto 25.000 reproduções. Para atos grandiosos, os números podem ser grandes. Nas primeiras 11 noites de sua turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE, o U2 faturou 22 milhões de dólares, e a banda recentemente embarcou em sua turnê europeia.U2 EMC

 

A preparação de eventos musicais está ficando cada vez maior e mais complexa, e ninguém incorporou isso melhor do que o U2. Entre 2009 e 2011, a banda viajou pelos quatro continentes com seu palco de 360 graus, pesando 400 toneladas, e a maior tela de vídeo do mundo. Para a turnê atual do U2, a banda está novamente desafiando os limites de apresentações ao vivo com uma combinação de cenários deslumbrantes e efeitos especiais, todos impulsionados por uma tecnologia cada vez mais sofisticada, que agora inclui os sistemas de armazenamento flash e backup da EMC.

O array totalmente flash EMC VNXe3200 e o sistema de backup e arquivamento EMC Data Domain 2200 foram colocados nessa mala de transporte robusta e especial para a turnê mundial do U2 iNNOCENCE + eXPERIENCE.

 

A introdução da tecnologia de array totalmente flash para a turnê atual mundial do U2 permitiu que a equipe criativa da banda deixasse de depender do flash baseado em USB e em discos rígidos, e passasse a contar com um serviço de armazenamento único e centralizado.

 

EMC VNXe 3200 foi criado especialmente para combinar recursos de armazenamento corporativo com uso fácil e radicalmente simplificado. A equipe criativa do U2 usa a solução totalmente flash com suas plataformas MAC OS X e PC Windows 7 para criar, armazenar e oferecer efeitos visuais impressionantes para cada show.  A capacidade de facilmente acessar, modificar e fornecer um volume massivo de dados necessários para transmitir as imagens nas telas gigantes é essencial para essa turnê. Tudo isso permite que o U2 e sua equipe tenham flexibilidade extrema, além de melhorar e ajustar o set list e os efeitos visuais a cada show.

 

Além de exibir os efeitos visuais do show, gravá-los também é um desafio. Cada show é gravado por mais de 20 câmeras de alta definição, voltadas para os membros da banda, com tomadas longas e amplas por todo o palco, além das câmeras que capturam as reações do público. Em uma turnê mundial, isso pode somar milhares de horas de vídeo de alta definição.

A cada show, fluxos contínuos de vídeo são gravados por cada câmera e armazenados no VNXe 3200. A equipe obtém eficiência adicional arquivando o show de cada noite em um EMC DD2500 (Data Domain 2500), para garantir que possam acessar, de modo confiável, o conteúdo criativo e as imagens de cada ângulo das câmeras.

 

O DD2500 da EMC protege esses dados valiosos e reduz os requisitos para armazenamento em até 30 vezes. Com cada câmera no show capturando aproximadamente 1 TB de dados por noite, a banda precisa de somente um dispositivo para gerenciar toda sua proteção de dados e, ao mesmo tempo, eliminar a necessidade de transportar equipamentos excessivamente volumosos. O DD2500 tem throughput máximo de 13,4 TB por hora e pode proteger até 6,6 PB de dados.

 

A EMC tem orgulho de fazer parte da turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE do U2, fornecendo uma solução completa de armazenamento e arquivamento para efeitos visuais em shows.  A EMC fez uma parceria com a LiveNation para oferecer à equipe de vídeo do U2, liderada por Stefaan “Smasher” Desmedt, uma solução completa de armazenamento que permite a criação, a entrega e o arquivamento dos efeitos visuais impressionantes que o U2 exibe a cada turnê.

 

Share This Post

Post Comment