Sistemas NAS em cluster X NAS tradicionais

A atual proliferação de informações e a necessidade de catalogá-las digitalmente levaram a um excesso de dados. Para os usuários, o desafio consiste em descobrir como armazenar e gerenciar esta enorme quantidade de dados da melhor maneira possível. 

Estatísticas do Gartner mostram que, em 2008, pela primeira vez, o total da capacidade dos sistemas de armazenamento baseados em arquivos ultrapassou a dos baseados em blocos. Com base nesta tendência, estima-se que a capacidade dos sistemas baseados em arquivos corresponderá a 70% da capacidade total até 2012. Além disso, o IDC previu que, devido ao rápido crescimento de dados baseados em arquivos não estruturados, em 2012, 80% do total do mercado será de dados baseados em arquivos.

Sistemas NAS tradicionais

Os sistemas tradicionais de armazenamento NAS (Network Attached Storage) encontram gargalos em função das enormes quantidades de dados, que podem ser atribuídos a três grandes desvantagens que atrapalham os sistemas tradicionais NAS:

1ª - Baixa utilização de controladores e espaço. Em equipamentos NAS tradicionais, cada controle tem seu próprio espaço de armazenamento, o que resulta no baixo índice de utilização do controlador, já que os dados não podem ser compartilhados entre os controladores. Além do mais, a performance de um único controlador NAS é limitada e há um gargalo considerável no acesso aos aplicativos. Por exemplo, em situações como a de computação de alta performance, uma tarefa de computador só pode ser realizada por um controlador NAS. Os demais não conseguem dividir a carga de trabalho, o que leva ao desperdício de recursos e à ineficiência computacional.

2ª - Baixa escalabilidade. Os sistemas NAS tradicionais têm arquiteturas de controladores únicos/duplos, com escalabilidade limitada. A performance destes sistemas  tradicionais só pode ser aprimorada, realmente, aumentando os conjuntos de equipamentos. No entanto, ironicamente, os recursos de armazenamento não podem ser compartilhados entre conjuntos diferentes de equipamentos. Assim, este método, na verdade, aumenta a complexidade do gerenciamento de dados, uma vez que cria ilhas de dados diferentes.

3ª - Complexidade do gerenciamento e os altos custos de manutenção. Cada vez mais usuários e empresas possuem dezenas ou até centenas de servidores de arquivos ou dispositivos de armazenamento NAS. Como cada dispositivo independe do outro, esta situação cria uma gama difusa de dispositivos, o que leva ao aumento da complexidade de gerenciamento e a custos mais altos de manutenção.

O surgimento de sistemas NAS em cluster

Com um volume crescente de dados de usuários, os sistemas de TI ficaram mais complexos. Por  este motivo, os sistemas NAS em cluster ganharam adeptos entre os usuários que antes utilizavam os dispositivos NAS tradicionais.

Os sistemas NAS em cluster oferecem aos usuários uma gama de vantagens sobre os sistemas NAS tradicionais. A primeira delas é que permitem maior utilização de controladores e espaço. Todos os controladores NAS têm espaço de armazenamento back-end, onde os dados podem ser totalmente compartilhados. Como todo o espaço de armazenamento é integrado a uma fonte de recursos maior, onde estes podem ser alocados com base nas necessidades reais, a utilização do espaço é, portanto, aprimorada. Além disso, todos os controladores NAS podem trabalhar na mesma tarefa, aumentando muito a utilização de cada um deles.

Os sistemas NAS em cluster contam com vantagens decisivas, especialmente para aplicativos de banda larga, como vídeos sob demanda. É possível acessar vídeos de alta demanda por meio de controladores múltiplos, aproveitando a capacidade que o sistema tem de realizar processamento paralelo aprimorado e de eliminar gargalos criados pelo acesso contínuo aos dados de alta demanda.

A segunda vantagem é a de que os sistemas NAS em cluster podem alcançar graus maiores de escalabilidade, como por exemplo, ser estendidos a partir de duas dimensões online, expandido os controladores NAS para atenderem à demanda crescente por performance ou ampliando a capacidade de armazenamento para atenderem aos requisitos de espaço para o armazenamento de dados. Quando houver necessidade por backups de alta capacidade, a expansão da unidade de armazenamento de back-end deve permitir a um usuário atender à crescente demanda por capacidade. Além do mais, em situações de alta performance, a expansão do nó do controlador NAS melhoraria a capacidade de processamento necessária para possibilitar o acesso de usuários concorrentes. Uma expansão bidimensional possibilita que todo o sistema seja mais flexível e adaptável.

Enfim, os sistemas NAS em cluster preparam a base para um gerenciamento simplificado de sistemas e para a redução das despesas operacionais. Em vista do alto desempenho e da escalabilidade dos sistemas NAS em cluster, um sistema sozinho pode proporcionar um GB/s de largura de banda e um PB ou mais de capacidade de armazenamento. Considerando altas taxas de armazenamento e transferência, um só conjunto de equipamentos de fácil gerenciamento e manutenção é suficiente para atender a todas as necessidades de armazenamento de dados de qualquer usuário.

O futuro do armazenamento e do gerenciamento de dados chegou. Com a contínua explosão no volume de dados, a necessidade de gerenciá-los de maneira eficiente continuará crescendo e o futuro dos sistemas NAS em cluster é mesmo brilhante.

 

*Por Liu Peng, diretor sênior de canais da Huawei Symantec do Brasil.

 

Share This Post

Post Comment