Artigo: Chegou a hora de investir em sistema de gestão corporativa

Por Claudio Rogério Duarte*

Sua locadora ou concessionária de máquinas e equipamentos cresceu e as perspectivas são de continuar crescendo. Porém, os processos de controle de suas atividades se tornaram insuficientes e já não dão conta do novo momento vivido e as atuais demandas. As planilhas de Excel, que foram até agora suas grandes aliadas, também começam a não dar conta do recado. Seu sistema vem tornando-se subutilizado, sem oferecer os controles e os resultados que você espera e necessita para administrar a empresa de forma eficiente.gestão de documentos

Neste cenário, você tem uma informação que representa uma boa e uma má notícia ao mesmo tempo: chegou a hora de implantar um (novo) sistema de gestão corporativa para suportar o processo de expansão da sua locadora ou concessionárias de máquinas e equipamentos!

Má notícia porque esta não é uma decisão fácil de ser tomada. Como escolher uma ferramenta administrativa tão importante, mas sobre a qual conhecemos tão pouco? Como selecionar o fornecedor?

Mas a boa notícia é que, para chegarmos às respostas, constatamos que as empresas estão investindo cada vez mais em sistema de gestão corporativa que as apoiam na administração de seus negócios, aumentam a produtividade, reduzem as perdas e, principalmente, reduzem os custos. E já que é para falarmos de problemas difíceis de serem resolvidos, devemos também encarar de frente as exigências para colocar em funcionamento um novo e eficiente sistema de gestão corporativa. E não existem soluções mágicas, dificilmente novos sistemas estarão em pleno funcionamento em 30 dias.

Ao falarmos da implantação de um (novo) sistema de gestão corporativa, estamos falando da  revisão de processos administrativos, treinamentos de usuários, resistências (naturais) às mudanças, softwares prontos que resolvem os problemas de forma diferente da que sua equipe está habituada e de redistribuição de poder (afinal de contas, informação é poder).

Novamente, digo que chegou a hora! Coloque a mão na massa. Busque os sistemas de gestão com maior aderência aos seus processos e busque fornecedores que ofereçam apoio para que sua equipe possa efetivar a utilização do software.

Mas, para o sucesso dessa empreitada, é fundamental o apoio da direção da empresa à equipe de implantação, garantindo a ela os recursos e suporte (financeiro e político) para superar as inúmeras dificuldades que serão enfrentadas.

* Claudio Rogério Duarte é Diretor Presidente da DN4 Tecnologia

 

Share This Post

Post Comment