Começa o ECMSHOW 2014, com o tema “A Nova Dinâmica das empresas e profissionais movidos a informação”

A nova dinâmica dos profissionais e empresas movidas a informação começa a ser definida durante o O ECMSHOW 2014, maior congresso de gestão de documentos e informação da América Latina, que ocorre entre hoje (24) e amanhã, no Espaço Fecomércio (Centro-SP). O evento abriu com o ex-ministro da Economia, Maílson da Nóbrega, que traçou perspectivas sobre a política e economia nos próximos anos.

De acordo com o ex-ministro, o Brasil vive um momento de decisões sobre o futuro com o atual quadro eleitoral. Ele lembrou que, mesmo nos piores cenários imaginados, o país conta com bases consolidadas que garantem que não haja “desastres”. “Pode haver um quadriênio difícil e com pouco crescimento, estamos longe de virar uma Argentina ou Venezuela”, comentou.

A abertura do evento serviu para que o público congressista, formado por executivos e profissionais que tomam decisões sobre estratégias e compras nas empresas, pudesse ter uma visão mais clara do mercado nos próximos anos.

O ECMSHOW 2014 está trazendo novos insights sobre o valor estratégico da informação para a transformação dos negócios. Eisso deu o tom das palestras que se seguiram. O CIO da Promon Logicalis, Luís Minoru Shibata, enfatizou que as empresas estão envolvidas numa onda que veio dos anos 90, com a informação escassa, e agora precisam transformar modelos de negócio para um mundo no qual a informação é abundante. “Com isso, ganha quem souber trabalhar com ela. E isso significa entender, saber qual delas é importante e se ela pode ser descartada ou se tem prazo de validade”, disse Shibata. Para ele, não é tão fácil quanto parece. “Perder-se no volume de informações existente é prejudicial tanto para a infraestrutura de tecnologia quanto para a estratégia”.

Outra palestra de destaque na parte da manhã do primeiro dia do ECMSHOW foi a do especialista em mercado digital, René de Paula. Em sua apresentação sobre Social Business, o consultor foi enfático em dar alertas para as empresas evitarem deslumbramentos. “De tempos em tempos temos esses surtos que movimentam o mercao e agimos como senhores de 50 anos que compram uma moto para reviver a juventude”. Para ele, não existe solução ou tecnologia mágica. “O social business existe, mas as empresas devem prestar a atenção sobre o que elas são, qual o legado, processos e pessoas antes de tentarem entrar numa onda que pode não ser a ideal”. Paula recomendou que as companhias façam uma auto-análise antes de procurarem soluções mágicas. “Provalemente, o que elas buscam está nas pessoas, cultura e processos; escondido e sem condições de ser trabalhado como inovação”,

O ECMSHOW ocorre entre 24 e 25 de setembro, no Espaço Fecomercio (Centro SP), rua Dr. Plinio Barreto, 285 – Bela Vista. www.ecmshow.com.br/

Share This Post