Tribunal de Justiça do Distrito Federal torna-se mais sustentável com solução da Qlik

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) tornou-se mais sustentável após a adoção da solução de Data Discovery da Qlik, o QlikView. O órgão utiliza a ferramenta de análise de dados desde junho de 2014 para o setor de RH, mas, ao receber do Conselho Nacional de Justiça as recomendações de sustentabilidade para órgãos públicos – o chamado Plano de Logística Sustentável –, a organização decidiu controlar melhor o investimento de diversos ativos, como água, energia, combustível e impressão. A gestão iniciou-se com o uso de folhas de sulfite na impressora e foi um sucesso. Em apenas três meses, o TJDFT reduziu em 35% o consumo de papel.Gerenciamento de impressão

“Nós automatizamos a coleta de dados sobre impressões do Tribunal para o QlikView diretamente das impressoras e o software gera, para cada gestor, um relatório digital com os detalhes a respeito de quanto cada equipamento gasta e quem mais o utiliza”, comenta Celso Neto, Secretário-Geral do Tribunal de Justiça do DFT. “A palavra-chave agora é transparência. Não só do Tribunal, como um órgão público, mas dos próprios servidores, já que eles passam a conhecer os números e sabem que podem auxiliar nas metas de redução de consumo. A média de 3,4 milhões de folhas de sulfite mensais passou para 2,2 milhões em três meses, o que significa muitas árvores a menos tiradas da natureza”, avalia.

 

A intenção, agora, é ampliar esta ação para diversos outros itens, principalmente os que têm impacto direto no meio ambiente, como combustível, água e energia elétrica. Além da redução de custos, o Tribunal poderá compreender o perfil de consumo de cada um dos 14 fóruns que fazem parte do órgão. “O parceiro poderá descobrir, por exemplo, quais unidades têm utilizado mais recursos e solucionar com assertividade qualquer questão fora da normalidade”, diz Eduardo Kfouri, VP América Latina da Qlik. “Se antes o setor administrativo precisava pedir os dados à TI, hoje ele tem acesso a todas as informações de forma descentralizada. Os dados são alimentados e acessados por diversas pessoas em apenas um clique”.

 

O acesso à informação também gerou expectativa na mudança de cultura na organização, de acordo com Neto. O TJDFT já utiliza a ferramenta para a gestão de processos judiciais físicos e eletrônicos e vai continuar ampliando seu uso na área administrativa. “O objetivo é sermos cada vez mais transparentes em todas as áreas do Tribunal”, completa.

 

A implementação do QlikView foi realizada pela IN – Inteligência de Negócios, Master Reseller da Qlik. “Nosso foco tem sido apoiar os órgãos na melhoria do controle e eficiência do gasto público, e a plataforma Qlik permite que se faça isso com menor esforço possível, trazendo máximo de resultado. Trabalhamos junto com a equipe do Tribunal de Justiça do Distrito Federal nas etapas de implantação e capacitação, auxiliando os servidores no uso da solução. A partir disso, eles puderam conhecer as inúmeras possibilidades da Plataforma e desenvolver todos os seus projetos de gestão administrativa e judicial”, diz Clayton Montarroyos, Diretor da Unidade Governo da IN.

Share This Post

Post Comment