Tecnologia permite acompanhamento de todo o processo e tem alcance nacional
A logística de entrega de cartões de crédito tem características bem específicas e complexas. Para tornar este processo mais transparente, a Stone Age, especialista em soluções de tecnologia para negócios, desenvolveu um sistema de rastreio, que se inicia na contratação e vai até o recebimento do plástico na casa do usuário. Os principais desafios do cliente, uma instituição financeira, era saber exatamente onde estava cada unidade durante todo o trajeto e, consequentemente, reduzir as falhas de entrega.
A meta é reduzir estas falhas em 12%, o que vai impactar diretamente no custo de reemissão de cartões. “Seja por perda, extravio ou simplesmente um atraso na entrega, se o cliente final comunicava que não havia recebido o cartão, era preciso reemiti-lo, o que gerava um alto custo e retrabalho. Ainda que o usuário recebesse o primeiro cartão no dia seguinte, ele já estaria cancelado por segurança”, explica Carlos Eduardo Cerqueira, Gerente de Projetos da Stone Age.
Para atender a estes objetivos, a Stone Age criou um sistema que integra todas as empresas envolvidas na operação: a embossadora, que fabrica os plásticos, as transportadoras e correio, que distribuem os cartões por todo o país. Assim, além de saber o prazo máximo de cada etapa, a instituição financeira agora consegue acompanhar o andamento de todo o processo em tempo real.
“Desenhamos um sistema que consegue gerar uma linha do tempo de cada cartão, mostrando quando foi solicitado, produzido, despachado e enviado, incluindo todas as tentativas de entrega. Ao longo desse processo, geramos mensagens de SMS ao cliente final para que ele também fique ciente em que ponto seu cartão está. Uma das mensagens confirma o endereço, para reduzir ainda mais o risco de falha na entrega”, detalha Carlos Eduardo.
O sistema criado pela Stone Age tem dashboard intuitivo, com gráficos e comparativos que facilitam a análise dos dados, contribuindo com decisões estratégicas de gestão.