Descobrir o passado com a recuperação de antigos documentos passa por muito mais que restaurar livros, cartas e tratados. Além de ter de volta a forma original dos papéis também é preciso entender o contexto das palavras. Tarefa que já é feita com sucesso por uma equipe de especialistas em Cabo Frio, RJ.
As luvas são obrigatórias para evitar um desgaste maior naquilo que o tempo já desgastou. Um trabalho minucioso nos antigos arquivos da Secretaria da Fazenda de Cabo Frio. Praticamente um quebra-cabeças que revelou séculos da história da cidade. Livros de registro de propriedade de terras e de escravos e anotações feitas pela Igreja Católica no século 19 são alguns documentos catalogados pela equipe de pesquisadores. Além disso, eles também tem como desafio traduzir a língua portuguesa da época.
Agora, todo o contéudo desses livros está ao alcance de quem quiser. Todas as informações foram digitalizadas e estão dispóníveis em um site da internet. É a tecnologia ajudando a garantir que o passado não se perca com o tempo e continue presente também no futuro. Por enquanto, sete livros antigos já estão no site. Mas em breve, outros devem fazer parte do acervo digital. Uma ferramenta de pesquisa muito importante para entender até mesmo a história do Brasil.