Estudo mostra as ferramentas de escritório ameaçadas de extinção

O LinkedIn, a maior rede profissional com mais de 175 milhões de usuários no mundo e mais de 9 milhões no Brasil, divulgou hoje alguns dados curiosos sobre ferramentas de escritório e tendências que estão prestes a serem extintas. De acordo com 81% dos profissionais brasileiros, a máquina de fax está em extinção.

Como parte do seu estudo de “Ferramentas de Escritório em Extinção”, o LinkedIn pesquisou mais de 7.000 profissionais ao redor do mundo e perguntou quais ferramentas de trabalho e tendências são mais prováveis de não serem vistas no ambiente de trabalho até 2017. Milhares de profissionais concordaram que poderiam facilmente imaginar fortes candidatos, como gravadores de fitas, máquinas de fax e porta-cartões de mesa aninhados em uma exibição de museu ao lado de fósseis e esqueletos de Tiranossauros.

De acordo com os profissionais brasileiros, os 10 itens e tendências de escritório que estão se tornando raros e podem até desaparecer nos próximos cinco anos são:

1.    Máquinas de fax – 81%

2.    Padrões de horário de trabalho – 62%

3.    Gravadores de fita – 48%

4.    Computadores de mesa – 41%

5.    Trajes formais de trabalho (terno, gravata, etc.) – 35%

6.    Porta-cartões de mesa – 29%

7.    Um escritório com porta – 26%

8.    Baias – 25%

9.    Telefones de mesa – 23%

10.  Cartões de visita – 17%

Globalmente, os profissionais selecionaram tablets (55%), armazenamento em nuvem (54%), horas flexíveis de trabalho e smartphones (que empataram em 52%) como as ferramentas de trabalho que estão se tornando onipresentes. Os profissionais no Brasil selecionaram horas flexíveis de trabalho (62%) como a ferramenta de trabalho que está comandando a Terra.

“Não é surpresa ver o porta-cartões de mesa juntando poeira conforme o ritmo da inovação tecnológica torna muitas práticas de trabalho e ferramentas redundantes,” diz a Diretora de Conexões do LinkedIn, Nicole Williams. “A beleza de plataformas e dispositivos modernos, como o LinkedIn, é que eles constantemente evoluem para as necessidades dos profissionais, permitindo que eles se conectem mais fácil e rapidamente do que nunca.”

Profissionais ao redor do mundo também sugeriram alguns sonhos que gostariam de ver no futuro. Globalmente, esses sonhos incluem ter um clone ou assistente para ajudá-lo ao longo do dia (25%), um lugar no escritório que tenha luz natural (25%) e um lugar quieto no escritório onde você possa tirar um cochilo (22%). Para os profissionais brasileiros, o sonho número um é ter uma área no escritório que tenha luz solar (30%).

Em uma reviravolta curiosa, 19% dos inquiridos globais disseram que gostariam de ter um botão de mudo para seus colegas de trabalho, assim não teriam de ouvi-los falar.

Use as dicas abaixo para ajudá-lo a não seguir o mesmo caminho que os porta-cartões de mesa e os gravadores de fita e se torne um ultrapassado tecnologicamente.

·         Use o aplicativo CardMunch do LinkedIn para evitar que os cartões de visita se empilhem na sua mesa de trabalho. O aplicativo gratuito para o iPhone facilmente torna cartões de visita em contatos. Use o aplicativo para tirar uma foto do cartão e ele será convertido em um contato automaticamente.

·         Crie um perfil completo no LinkedIn. Liste todos os antigos empregadores, inclua uma foto, redija um resumo conciso e atraente sobre você e acrescente itens na seção ‘Competências e especialidades’ do seu perfil do LinkedIn. Já que 58% dos usuários do LinkedIn disseram que o porta-cartões de mesa não será mais usado em cinco anos, é fundamental criar uma identidade profissional digital, assim, outros profissionais com quem trabalhou podem manter contato com você.

·         Se as previsões dos usuários do LinkedIn  estiverem certas, com o passar do tempo, menos profissionais irão ter a oportunidade de conversar com seus colegas pessoalmente. Ao usar os Grupos do LinkedIn e o LinkedIn Today como um local virtual para reunir as pessoas, você pode manter contato com suas conexões profissionais tanto dentro quanto fora do escritório.

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