Localiza unifica cadastros de clientes com oferta da IBM e pela MD2

Com apoio na solução MDM for Costumer (CDI), solução que permite consolidar cadastros de clientes das unidades de negócios, oferta da IBM, companhia de softwares e soluções, e da MD2, desenvolvedora especializada em integração de dados, foi construída na Localiza, agências de aluguel de carros. De acordo com informações das empresas, a companhia de automóveis implantou um projeto de CDI (sigla em inglês de Integração de Dados de Clientes,) a fim de eliminar registros incorretos e unificar dados em um repositório e torná-los disponíveis para o conjunto da organização.

“Na abordagem trazida pela SOA, criou-se um barramento pelo qual os registros qualificados podem ser aproveitados por qualquer aplicação corporativa”, afirma o diretor técnico da MD2, Max Rabello Madsen.

Anteriormente, em contraste, cada braço de negócios da Localiza tinha seus próprios registros. ”Os cadastros eram completamente díspares entre si, variando de unidade para unidade. Para se ter uma idéia, havia apenas 65 mil clientes que constavam de todas as bases”, explica o diretor de TI da Localiza, Alberto Campos. Para executar o processo, foi contratada a solução MDM for Customer, as ferramentas IBM InfoSphere QualityStage (para captura dos dados) e IBM Information Service Director (barramento que expõe as informações para a organização, no conceito de SOA – Service-Oriented Architecture), serviços de integração, implementação, modelagem do hub CDI, treinamento e suporte foram prestados pela MD2.

“Na abordagem trazida pela SOA, criou-se um barramento pelo qual os registros qualificados podem ser aproveitados por qualquer aplicação corporativa”, afirma o diretor técnico da MD2, Max Rabello Madsen. Segundo a companhia, no data cleaning foi feita a eliminação de erros em nomes de pessoas, endereços, telefones, e-mails, CEPs e números de documentos (CNPJ, CPF, etc), entre outros itens. As informações depuradas foram abrigadas em uma base de dados de âmbito organizacional. Esta uniformização está alimentando diretamente as bases de dados legadas, como é o caso do sistema de CRM (Customer Relationship Management), que lê as informações já corrigidas.

 

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