É inegável que a transformação digital possibilita dia após dia inúmeras inovações nas empresas, registros em papéis, livro de registros e salas de arquivo morto estão sendo substituídos com muito mais eficiência por meio da automação de processos. Na perspectiva de negócio a automação traz condições de escalabilidade para o alcance de vendas, de marca, de conectividade, no relacionamento com os clientes.
Como parte de um projeto especial, mostrando a realidade de mercado nas áreas de Tecnologia, Inovação, Serviços e Marketing, a TRIWI Consultora especialista em Marketing Digital traz um novo formato de conteúdo em suas plataformas digitais, o #TRIWICAST. No episódio “Processos de automação nas empresas”, o host Ricardo Martins, recebeu mais um convidado especial: André Rubens, Outbound and Partnerships Marketing da SheetGo.
André destaca que os processos de automatização dinamizam atividades e rotinas maçantes de distribuição de informações em planilhas.
"O potencial das planilhas são grandemente possíveis de cobrir uma operação completa de uma empresa de grande porte ou de pequeno porte, tudo começa na perspectiva de desenhar o template dessa planilha e as possibilidades que editores de planilha nativos já proporcionam como o excel, microsoft, o Google Workspace proporcionam features que praticamente cobrem as principais necessidades diárias de automação, como disparo de e-mail em lote, leitura de código de barras, digitalização de documentos.. reduzindo horas de horas de trabalho", conta.
Para o profissional todas essas funcionalidades asseguram mais qualidade do trabalho desse profissional e foco em tarefas mais estratégicas que operacionais.
Ainda em termos de processos, André explicou que é muito comum encontrarmos empresas usando a base de planilhas de outras empresas e isso resulta em um automação falha devido a espaços, e telas que não fazem sentido e acabam ficando vazias, por isso a importância das empresas pensarem em estabelecer seus próprios templates, customizados e desenhado para aquilo que de fato terá aderência e consequentemente terá vantagem sobre os extratos que a planilha irá proporcionar.
"Em algum momento será necessário o input manual da informação, esse momento é fundamental para evitar erros de formato e facilitar a entrada da informação, mas a partir disso como é feito a gestão, como você consolida, como você distribui isso, como você consulta a informação, vai ser muito mais facilitada por meios digitais", conclui.
AGILIDADE NA INTEGRAÇÃO DE DIFERENTES SETORES.
Para o segmento Marketing e Vendas as transformações e inovações se destacam pela facilidade de disparos de e-mail automáticos, relatórios de extratos de diferentes canais de comunicação, e o para o segmento de vendas há uma solução unificada de dados e vendas.
Tais integrações ampliam a possibilidade de um trabalho mais integrativo e participativo, além da vantagem de ter a informação mais atual a disposição de todos os envolvidos.
"A Maior vantagem das integrações se dá pela rapidez que ela é implementada, no mesmo dia você tem a solução pronta para ser usada, além do custo que é muito mais acessível para quem está começando uma operação de negócios ou até mesmo para quem perdeu a visão de eficácia da sua atual ferramenta e queira fazer uma experimentação.. esse protótipo que vai dar a visão de valor de que isso promove sustentação a operação é muito mais rápido", argumenta.
Para assistir o episódio completo, clique no link! https://www.youtube.com/watch?v=6vvTC425Eqo