Especialista analisa a governança corporativa e aplicações de IFRS e SPED

“Tudo isso requer uma mudança de cultura nas empresas. Infelizmente os empresários olham essas mudanças como custo e não como um investimento”, observa Santos.

De acordo com a Sispro (Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças), as empresas precisam estar atendas às adequações tecnológicas no SPED, como a adaptação da contabilidade brasileira às normas internacionais IFRS (International Financial Reporting Standards). De acordo com a companhia, esse fator motiva as organizações a investir em governança corporativa e seguir novas orientações.

“Os empresários que desejam manter um padrão de qualidade das suas organizações, precisam entender sobre estas transformações e se adequar a elas”, afirma Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. O executivo comenta que as adequações vão ao encontro às características da governança e dá de exemplo o detalhamento possibilitado pela adoção do SPED, que envolve os departamentos da empresa na prestação das informações contábeis. “Em longo prazo, realmente pode existir lucros às empresas, em função de um melhor mapeamento de todos os processos contábeis e fiscais”, explica. Santos também observa que o FCont só existe por causa da adoção do IFRS no Brasil, a partir de 2008, que tem como objetivo padronizar o sistema contábil.

“Tudo isso requer uma mudança de cultura nas empresas. Infelizmente os empresários olham essas mudanças como custo e não como um investimento”, observa Santos. O impacto que o executivo observa do IFRS no SPED é de que as informações serão disponibilizadas mais rapidamente e com maior segurança. “Como serão enviados dados contábeis para o repositório SPED, nele estarão contidos todos os fatos relacionados ao IFRS, a aplicação dos CPCs, das normas e isso elevará a velocidade de análise econômica e financeira desses dados”. Segundo o especialista, o processo permite a redução de custos com a emissão e armazenamentos de documentos em papel auxiliam no acesso às informações e na condição da informação, preservação do meio ambiente pela redução do consumo de papel. “O SPED tem trazido mais transparência e maior visibilidade dos aspectos econômicos da empresa. Em um repositório SPED, todas as demonstrações serão cruzadas e comparadas, ocasionando maior cautela e observância dos princípios contábeis.”

Share This Post

Post Comment