Estudo da Accenture aponta a maturidade de gestão em TI no Brasil

Os níveis de classificação variam de 1 a 5, tendo como média 3.

Estudo realizado pela Accenture, empresa de tecnologia, consultoria e outsoursing, em parceria com a IDC (International Data Corporation) apresentou o nível de maturidade de Gestão de Infraestrutura de TI do mercado nacional, com média 2,7. De acordo com a terceira edição do “Brazil Infrastructure Maturity X-Ray”, o número ainda está abaixo da média (3).

Os níveis de avaliação vão de 1 a 5 e para definir a classificação maturidade do mercado brasileiro, o estudo considerou os seguintes tópicos: informal, repetível, definido, controlado e otimizável, pelos quais a pesquisa entende que as empresas precisam passar para alcançar os graus para as categorizações. Em 2010, o número foi de 2,5 e, em 2009, chegou a 2,4. “Nossa pesquisa apurou uma elevação no nível médio dos gastos discricionários - melhorias nos processos e iniciativas estratégicas -, que passou de 35% em 2009 para 40% em 2010 e chegou a 46% neste ano. Isso indica um amadurecimento do mercado, sugerindo a adoção de uma política mais saudável de investimentos em TI”, afirma Jesus Lopez Aros, executivo sênior da área de Consultoria em Tecnologia da Accenture.

De acordo com a empresa, para a pesquisa, foram entrevistadas durante os meses de agosto e setembro de 2011, cerca de 100 organizações de grande porte de diversas áreas como: serviços financeiros, telecomunicações, saúde, entidades governamentais e comércio. Considerando as oito áreas de TI selecionadas para o estudo (Green IT & Data Center, Segurança, Redes, Mobilidade, Investimentos em TI, Delivery, Suporte e Governança), o estudo apontou um destaque no aumento na adoção de cloud computing, chegando a 37%, em comparação a 27% no ano anterior. Mesmo assim, as áreas de Delivery e Segurança apresentam uma pontuação menor do que o nível médio de maturidade alcançado, fechando com média de 2,5. Os setores de mobilidade e investimentos em TI foram os únicos que chegaram à meta desejada, o nível 3.

 

Share This Post

Post Comment