Yasuda Seguros moderniza legado com soluções da Fujitsu

A Fujitsu foi escolhida pela Yasuda Seguros como parceira em soluções de TI para impulsionar seu crescimento no mercado brasileiro.

O primeiro passo dado foi à modernização do legado de aplicações da seguradora. A empresa armazenava os seus principais dados de negócio em uma plataforma de aplicações mainframe, que rodava há mais de quatro décadas. Mesmo a plataforma operando com segurança e conformidade, a equipe de TI via a necessidade de reduzir custos e modernizar os processos para que as operações fossem mais rápidas e realizadas com maior estabilidade e agilidade.Havia também o objetivo de reduzir o tempo gasto na janela de processamento das apólices, o que aumentaria o tempo hábil para fechar negócios.

Existia, porém, uma grande preocupação em relação ao processo, pois o mesmo envolvia o core business do cliente, como emissão de apólices de seguros, pagamentos de corretores, relatórios para agências regulatórias, integração com bancos e companhias de impressão de documentos além das várias interfaces com soluções de aplicação e de middleware da empresa. A empresa não poderia correr o risco de perder dados e o sistema não poderia sofrer paradas durante a migração.

A solução apresentada pela Fujitsu foi migrar a plataforma mainframe para a plataforma Windows.NET e SQL Server. Para a migração do sistema foram utilizadas as linguagens NetCobol for .NET e C# em conjunto com soluções de migração específicas para plataforma mainframe como o NeoBatch, NeoSort e NeoData, totalmente integradas ao ambiente de desenvolvimento Microsoft Visual Studio 2010.

Todo o projeto de migração levou cerca de um ano e meio, entre conversão, testes e ajustes para que o “turn-key” acontecesse em apenas um final de semana. “Estudamos durante todo esse tempo a melhor maneira de trocar a plataforma com o mínimo de impacto aos usuários e que fosse realizado num curto espaço de tempo”, ressalta Armando Yoshicatsu Miyoshi, diretor de vendas de serviços da Fujitsu.

Segundo ele, não foi necessário treinar o usuário final, pois após a migração o sistema continua sendo operado de forma similar ao antigo.

 

 

 

Share This Post

Post Comment