No início de setembro, a Microsoft mostrou um primeiro olhar sobre o novo MSN. Desde então, nas últimas três semanas, quase 10 milhões de usuários tiveram a oportunidade de testar o novo site, e mais de 80 mil reportaram as suas impressões. Com base nesse feedback, a Microsoft fez mudanças significativas no novo MSN e, ao longo das próximas 72 horas, ele será lançado em mais de 50 países ao redor do mundo atingindo 425 milhões de pessoas.
O novo MSN está aqui
O novo MSN combina o conteúdo dos melhores veículos de comunicação com ferramentas de produtividade pessoal. O usuário tem fácil acesso a Skype, Bing, OneDrive, Office, Twitter e Facebook em um único lugar e é simples personalizar o que se quer ver com base nos interesses de cada usuário. Além disso, as pessoas que usam Windows e Windows Phone 8.1 terão a opção de atualizar seus aparelhos para os novos aplicativos do MSN a partir de hoje.
A Microsoft quer garantir que os usuários tenham uma experiência consistente, independentemente de onde acessarem as informações, como suas ações no MSN Dinheiro, ou seus times favoritos no MSN Esportes, ou suas coleções de receita em MSN Receitas e Bebidas. Esses dados sempre estarão disponíveis em todos os dispositivos.
Nos próximos meses a Microsoft irá lançar uma série de aplicativos do MSN para iOS e Android, complementando o lançamento hoje dos aplicativos de Windows Phone e Windows.
No Brasil, onde o MSN é a maior home page em número de usuários, Marcos Swarowsky, diretor da divisão de publicidade e online da Microsoft Brasil, explica as principais novidades: “além de oferecer o melhor conteúdo, queremos que o novo MSN seja uma ferramenta de produtividade pessoal que ajude as pessoas a fazer mais no seu dia a dia. Por isso ele foi construído em torno da percepção de que o conhecimento e a informação que enriquecem a sua vida devem estar sempre acessíveis, independentemente de onde você está ou qual dispositivo está usando”.
Updates do MSN App chegam ao Windows 8.1
No Windows 8, a Microsoft introduziu as Bing Apps para ajudar os usuários a explorar o seu mundo com um conjunto de experiências imersivas verticais. Com o lançamento de hoje, agora temos uma experiência unificada e consistente, que conecta os aplicativos dos dispositivos Windows 8.1 com o MSN na nuvem. Enquanto o Bing continuará a fornecer buscas e experiências inteligentes, agora os aplicativos serão alinhados com o MSN, proporcionando uma experiência mais completa, com o conteúdo combinado a recursos de produtividade pessoal.
Melhor conteúdo
Com o novo MSN, a Microsoft está focada em trazer o melhor conteúdo dos jornais líderes de todo o mundo. Nos EUA, alguns dos principais parceiros incluem o The New York Times, The Wall Street Journal, The Washington Post, CNN, AOL (incluindo TechCrunch e Huffington Post) e Condé Nast (incluindo Vanity Fair, Epicurious, Bon Appétit).
No Brasil, destaque para Estadão, ESPN, Exame, Webedia (com Pure People, Adoro Cinema, Pure Trend e Pure Viagem), Tempo de Mulher com Ana Paula Padrão, Lance, Fox Sports, El País, Lilian Pacce e mais outros 30 parceiros que trazem conteúdo de qualidade em um único lugar. “O MSN é uma grife de prestígio mundial, que agrega um enorme valor ao nosso conteúdo”, comenta Lilian Pacce.
"O novo MSN é uma plataforma ainda mais moderna. Estamos empolgados com as novidades, com o novo layout e com o aumento das opções de interatividade que o leitor terá, incluindo a customização das páginas. O Tempo de Mulher tem o maior orgulho de fazer parte desta nova fase”, ressalta Ana Paula Padrão, jornalista e fundadora do Tempo de Mulher.
Novo MSN para o mercado publicitário Brasileiro
No Brasil, onde o MSN é a maior home page em número de usuários por mês, a Microsoft irá realizar algumas ações para apresentar a nova versão ao mercado publicitário. Na primeira, foram convidadas 11 agências de publicidade, entre elas Leo Burnett, DM9, Africa, Wunderman, Pong/Cubo, JWT, WMcCann, ID, F.biz, Wieden + Kennedy e Grey, para uma ação com o ilustrador e grafiteiro Tito Ferrara. A partir desta semana, elas terão uma parede grafitada por ele, com ilustrações que remetem às características do novo MSN, como as multitelas e a possibilidade do site acompanhar o usuário durante o dia todo, por meio de diversos devices.
Em outra ação, esta com 25 agências, que está programada para acontecer a partir da segunda semana de outubro, a Microsoft vai promover uma blitz que brinca com a ideia do ‘reflesh’ do MSN. Haverá distribuição de sorvetes nas agências e também demonstração de como o novo MSN funciona.
Também haverá novos formatos de anúncios online disponíveis. P&G, Ford e Vivo são as primeiras marcas no Brasil a utilizarem o novo MSN como ferramenta para divulgar seus produtos.
“A P&G sempre acreditou muito em todas plataformas do grupo Microsoft no Brasil e no mundo. Essa nova fase é só mais uma prova do potencial da Microsoft não apenas como portal MSN mas também como uma das maiores e mais admiradas empresas de tecnologia e serviços digitais do mundo. É por isso que a P&G Brasil apoia o lançamento dessa nova plataforma e tem certeza que a parceria continuará por muito tempo”, ressalta Joca Oliveira, gerente de Mídia & Comunicação da P&G Brasil.
“Para a Vivo é sempre importante estar próxima as grandes mudanças e inovações do mercado, e participar neste momento da renovação do MSN representa uma continuidade da parceria já estabelecida e uma oportunidade de diferenciação junto a audiência”, diz Gustavo Diamantino, gerente de Mídia Digital da Vivo.