A Wi-SUN lança o programa de certificação FAN para redes da IoT externas de grande escala

A Wi-SUN lança o programa de certificação FAN para redes da IoT externas de grande escala

Prepara o caminho para acelerar a interoperabilidade do dispositivo de ponta da IoT

A Wi-SUN Alliance, um ecossistema global de empresas associadas que buscam acelerar a implementação de Field Area Networks (FAN) com base em padrões abertos e a Internet das Coisas (IoT), anunciou hoje o Programa de certificação FAN. O FAN é uma infraestrutura de comunicação para redes de grande escala. Da mesma forma que você usa a internet em um smartphone ou computador, uma Field Area Network permite que os dispositivos se interconectem em uma rede comum.

O Programa de certificação FAN é o resultado da visão, colaboração e dedicação de várias empresas associadas da Wi-SUN. Por meio do programa, a Wi-SUN Alliance certifica os produtos com base em sua conformidade com um perfil de comunicações derivado de padrões abertos aplicáveis e sua capacidade de interoperar com outros produtos certificados pela Wi-SUN.

O Programa de certificação FAN certificará dispositivos para uso por concessionárias de serviços públicos, desenvolvedores de cidades e outros prestadores de serviços para simplificar e apoiar redes externas de grande escala para cidades e serviços públicos inteligentes e outros lançamentos da IoT, além de ajudar a reduzir custos e atrasos. Os associados da Wi-SUN planejam anunciar os produtos certificados no quarto trimestre de 2018.

Os sistemas proprietários já não são suficientemente flexíveis ou tão rentáveis quanto as soluções com base em padrões abertos e se tornarão menos relevantes em alguns anos. Aderir ao perfil Wi-SUN FAN com base em padrões abertos IEEE e IETF permite que prestadores de serviços, cidades e concessionárias de serviços públicos inteligentes implementem redes de múltiplos serviços adaptáveis e ajudará a garantir a interoperabilidade, não apenas hoje, como por muitos anos.

"A Wi-SUN continua na vanguarda da inovação da IoT e, à medida que as cidades, as concessionárias de serviços públicos e a indústria ampliam suas redes da IoT, reconhecem, cada vez mais, que os padrões abertos da indústria são essenciais para a interoperabilidade e escalabilidade", diz Phil Beecher, presidente e CEO da Wi-SUN Alliance. "A certificação FAN é um endosso para os governos e a indústria, de que os produtos dos nossos associados são compatíveis com os padrões abertos e salvaguardam a qualidade, a interoperabilidade, a segurança, a escalabilidade e, em última instância, oferecem vantagem competitiva aos clientes".

Dentre os principais benefícios da certificação FAN, estão:

  • oferece às concessionárias, cidades e aos prestadores de serviços redes de múltiplos serviços adaptáveis, que ajudarão a garantir a interoperabilidade hoje e para as futuras gerações;
  • reduz o tempo necessário de avaliação de novos produtos, pois o comportamento, o desempenho e a interoperabilidade são bem-definidos;
  • elimina estar preso a um único fornecedor;
  • incentiva o desenvolvimento de um ecossistema global de produtos com base em padrões, reduzindo o risco e o impacto oneroso de ativos ociosos.

Todos os produtos com certificação Wi-SUN são rigorosamente testados por laboratórios de teste terceirizados e certificados pela Wi-SUN, para garantir que os dispositivos trabalhem juntos, sem esforço, e com segurança para rápido lançamento no mercado. Os dispositivos certificados incluem um certificado digital para autenticar a entrada em uma rede Wi-SUN FAN, reduzindo significativamente a vulnerabilidade a ameaças de segurança cibernética. Em um contrato separado, a Wi-SUN selecionou a GlobalSign para fornecer serviços de Autoridade de Certificação (AC) para empresas associadas da Wi-SUN Alliance.

Comentários de terceiros

Alex Davies, analista sênior da Rethink Technology Research e editor da RIOT (rethink internet of things) : "Padrões abertos são uma das maneiras mais seguras de garantir o uso em massa de uma determinada tecnologia. Assim como com os protocolos de celular WiFi e 3GPP, o programa FAN da Wi-SUN está oferecendo várias opções para fornecedores de equipamentos e tecnologia, para facilitar o interesse do cliente. Fornecedores de energia e operadores de redes elétricas estão preocupados com o vínculo com um único fornecedor, particularmente devido aos longos ciclos de vida de suas implementações. Para este fim, a Wi-SUN fornecerá uma resposta aos seus problemas vitais que outras opções de rede LPWAN não conseguem fornecer, o que abre as portas para que eles cresçam para outros mercados da IoT, com as cidades inteligentes sendo uma grande oportunidade".

Iker Urrutia, gerente da Smart Grids, Avangrid : "As soluções de rede da IoT com base em padrões abertos e certificadas para o perfil Wi-SUN FAN serão essenciais para a obtenção de verdadeira interoperabilidade de serviços públicos, como a infraestrutura de medição avançada (AMI), acelerando a digitalização da rede elétrica de maneira econômica".

Colton Ching, vice-presidente sênior de planejamento e tecnologia da Hawaiian Electric : "Continuamos vendo a tecnologia Wi-SUN como um dos principais facilitadores de aplicativos da IoT em grande escala em todo o Havaí, com o Programa de certificação FAN. A Wi-SUN Alliance e suas associadas deram um grande passo para viabilizar soluções interoperáveis de múltiplos fornecedores".

Disponibilidade da certificação FAN
O Programa de certificação FAN foi desenvolvido através da colaboração de empresas associadas da Wi-SUN, incluindo fornecedores de produtos e colaboradores que participam de eventos de interoperabilidade, para comprovar as especificações e o programa de testes de certificação. Estas são algumas das empresas que têm liderado ativamente o caminho para a certificação: Analog Devices, Cisco, EPRI, Itron, Universidade de Kyoto/Nissin Systems, Landis+Gyr, ProCubed, Renesas e ROHM Europe.

Para saber mais sobre como enviar seus produtos para serem certificados, visite o site https://www.wi-sun.org/

Garantir que um produto esteja em conformidade pode ser complexo, por isso a Wi-SUN Alliance está entusiasmada para ajudar e resolver quaisquer preocupações. Participe do próximo webinar da Wi-SUN no dia 16 de outubro de 2018, às 8h do horário do Pacífico, quando será fornecida uma visão geral da importância da certificação e como navegar no processo para obter a certificação FAN. Para obter mais informações e para se inscrever, clique aqui https://attendee.gotowebinar.com/register/9187903284805872385.

Share This Post

Post Comment