Como a transformação digital vem atingindo o mercado financeiro

Como a transformação digital vem atingindo o mercado financeiro

A transformação digital vem ganhando espaço em diversas áreas de atuação. Afinal, a partir da tecnologia, é possível otimizar inúmeros processos e reinventar as ações com maior dinamismo. O mercado financeiro não fica longe dessa evolução e também vem modificando sua forma de operação.

"Ter sua atuação na área digital é cada vez mais fundamental, tanto para o funcionamento externo com o cliente, quanto com os processos internos", comenta Marcelo Miele, gerente de contas da Nextios, unidade da Locaweb dedicada ao mercado corporativo. Essa adaptação vem dando abertura para um novo público, uma geração que busca cada vez mais eficiência e versatilidade, tanto para consumir serviços, quanto para produzi-los. Por isso, as empresas e negócios têm buscado viabilizar suas ações digitalmente.

Esse é o caso do Banco digio, plataforma digital de serviços financeiros lançada em 2016, que recorreu à aceleração da digitalização através da Nextios. "Queríamos atender o cliente final de forma positiva e dinâmica. Por isso, procuramos manter uma atualização contínua do nosso portfólio e iniciar um investimento em ferramentas e tecnologias voltadas para a transformação digital. Então, deixamos de utilizar o ambiente on-premise e migramos para o cloud", explica Eduardo de Amorim, gerente de infraestrutura do digio.

Com um processo mais ágil, a marca atingiu uma performance de alta escalabilidade automática, de fácil implantação, incluindo alta disponibilidade de DR, que é a recuperação de desastres. Houve 26% de redução no volume de dados processados na janela de integração nas madrugadas e diminuição do RPO de 24h para apenas 30 minutos e do RTO de 1 hora para 20 minutos, com redução nos custos operacionais.

Além disso, certificação e prática no uso de AWS também foi uma forma de valorizar a marca e investir na revolução digital. Segundo Miele, o uso de tecnologia abre portas para processos mais autônomos dentro da empresa e, ao mesmo tempo, transforma o custo de forma mais inteligente e flexível para dedicação de tempo e esforço em soluções de negócio que aprimorem a experiência do cliente com o banco digio, sem deixar a flexibilidade e segurança de dados de lado.

Mas, além de ir ao encontro das tendências e procurar uma digitalização, é preciso entender as necessidades de cada negócio. Para Miele, compreender a dor do cliente é fundamental para buscar as soluções através da tecnologia. "Na Nextios, nós temos o papel de construtores, além de consultores. Nós sentamos com o cliente, buscamos enxergar os desafios, planejamos as ações, executamos e acompanhamos essa produção e implementação", relata ele.

"A Nextios nos permitiu alinhar esses passos através da tecnologia e da digitalização pensando nas reais necessidades do Banco digio. Foi essencial trabalhar com uma referência do mercado no quesito de serviços cloud, como a AWS como ferramenta, que propõe maior automação e produtividade", relata Eduardo de Amorim, gerente de infraestrutura do Banco digio.

Nesse sentido, é possível enxergar a viabilidade de potencializar as ações do mercado financeiro através da transformação digital. "Esses processos trazem a oportunidade de tornar o mercado corporativo mais dinâmico e até mesmo atingir a próxima geração de experiências de uso mais sofisticadas por meio da tecnologia", finaliza Miele.

Share This Post

Post Comment