Banco argentino põe fim à fraude com autenticação biométrica

Banco argentino põe fim à fraude com autenticação biométrica

A Lumidigm acaba de anunciar que o banco argentino Supervielle foi premiado pela Federação Latino-Americana de Bancos (FELABAN) pela implantação de um projeto de identificação biométrica que simplifica e torna mais seguro o pagamento dos fundos de pensão para aposentados do serviço público – que representam boa parte da clientela do banco.

Mês a mês, o processo costumava ser bastante complexo e cansativo. Com a implantação de sensores biométricos, fornecidos ao Supervielle através da parceria com o integrador local Teksol, os aposentados agora precisam apenas usar o dedo para provar quem são e receber a pensão de forma conveniente e segura.

Há algum tempo, o banco argentino tentava solucionar um problema bastante delicado, a fim de evitar fraudes no recebimento de pensão. Depois de avaliar e testar uma série de soluções de autenticação biométrica, o Supervielle decidiu pela tecnologia de imagem multiespectral da Lumidigm.

“Esse projeto significa um importante avanço para cidadãos que sempre têm de provar que ainda estão vivos para poder ter acesso ao valor da pensão”, diz Juan Carlos Tejedor, diretor comercial da Lumidigm para a América Latina.

Na primeira fase do projeto, pioneiro no sistema financeiro da Argentina, cerca de um milhão de aposentados serão beneficiados. Numa segunda fase, que está sendo considerada, a autenticação biométrica será ampliada para todos os clientes do Supervielle, a fim de facilitar o acesso a outros serviços bancários para um número maior de clientes.

O investimento realizado pelo banco argentino nos sensores biométricos, já implantados em quiosques de atendimento bancário, resultou numa economia considerável em razão da redução de fraudes. Além disso, 170 funcionários que operam os caixas estão sendo preparados como consultores comerciais, permitindo ao banco aumentar o nível de atenção por parte de seus clientes.

Share This Post

Post Comment