ANCD: biometria traz segurança para o Certificado Digital

Em reunião, o Comitê Gestor da ICP-Brasil aprovou o uso do Sistema de Identificação Biométrico na ICP-Brasil, no processo debiometria validação do Certificado Digital. As Autoridades de Registro terão 180 dias para se adequar, após a publicação no Diário Oficial. Isso significa que, além de verificar os documentos do solicitante do Certificado Digital, as Autoridades de Registro também deverão coletar os dados biométricos (digitais e face), antes de emitir o Certificado.

Julio Cosentino, presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital) e vice-presidente da Certisign, afirma que o uso da biometria trará ainda mais segurança para o processo de emissão do Certificado. “Como o Certificado é um documento de identificação no meio digital, o qual permite que o titular realize qualquer tipo de transação com validade jurídica, a ANCD acredita que essa medida se faz necessária e é adequada, pois reforçará ainda mais a segurança do processo de validação", ressalta Cosentino.

De acordo com Antonio Cangiano, diretor-executivo da ANCD, a inserção da biometria na validação do Certificado Digital representa um avanço para o mercado de Certificação Digital. "A biometria é uma das tecnologias mais seguras para identificação no mundo".

Após a publicação no Diário Oficial da União, as Autoridades de Registro terão 180 dias para iniciar a coleta biométrica para formação do banco de dados e, dentro de um ano, a operação deve ter início, de fato.

 

ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital

Share This Post

Post Comment