Cadastro nacional de Bibliotecas do Brasil em versão online

Com o objetivo de mapear todas as bibliotecas do Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), através do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), iniciou a convocação, a partir de edital lançado na última sexta-feira (30), dos estabelecimentos para se cadastrarem em um projeto realizado em conjunto com o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC). 

O Cadastro Nacional de Bibliotecas do Brasil, agora online, estará aberto para consulta de cidadãos, instituições públicas ou privadas, e para governos municipais e estaduais, oferecendo informações atualizadas para o desenvolvimento de políticas locais de acesso à leitura e à informação e terá um importante papel na construção de redes locais de bibliotecas.  Com o SNBP, assim como os órgãos governamentais responsáveis pelos investimentos em bibliotecas no país, poderão cruzar os dados com outras bases de dados socioeconomicas e culturais, como o IBGE, por exemplo. “Com base nestas informações, teremos uma forma mais clara de avaliação para investimentos de recursos em bibliotecas públicas e comunitárias, assim como em ações do Programa Livro e Leitura”, avalia a coordenadora Geral do SNBP, Elisa Machado.

Segundo coordenadora, as Bibliotecas dever ser cadastradas pelos órgãos públicos ou privados, aos quais estão vinculadas, a partir do CNPJ da instituição. Já as comunitárias e os pontos de leitura poderão ser cadastrados a partir do registro da instituição mantenedora, ou pelo CPF do responsável pela biblioteca/ponto de leitura. É importante realçar que apenas as Bibliotecas que estiverem com os dados atualizados no cadastro estarão em condição de participar dos programas de modernização e atualização de acervos, coordenada pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Share This Post

Post Comment