Biometrics HITech 2017 apresentou inovações tecnológicas para o mercado de biometria e de identificação humana que estima movimentar mais de US$ 30 bilhões globais, em 2021

Biometrics HITech 2017 apresentou inovações tecnológicas para o mercado de biometria e de identificação humana que estima movimentar mais de US$ 30 bilhões globais, em 2021

O uso de novas tecnologias em biometria e identificação humana vem crescendo mundialmente e será essencial para ampliar a oferta de serviços, proteger pessoas, driblar a desburocratização, inibir fraudes e crimes de falsificação de documentos. Para se ter uma ideia da dinâmica desse mercado, as vendas globais de soluções biométricas devem superar a marca de US$ 30 bilhões em 2021, conforme estudo da consultoria de inteligência de mercado ABI Research, dos Estados Unidos.

No Brasil, o setor movimentou cerca de R$ 500 milhões em 2016 e deve dobrar de tamanho até 2020, segundo projeções da Associação das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid).

Com foco nesse mercado foi realizado em Brasília, entre os dias 29 e 31 de agosto, o Biometrics HITech 2017 – Biometrics and Human Identification Technology Expo, Business & Conference, único evento do País especializado em biometrias e tecnologias de identificação humana, que trouxe as mais recentes inovações do setor e ofereceu inúmeras atividades, propiciando a troca de conhecimentos e o incentivo aos negócios.

Biometrics HITech 2017 ocorreu em conjunto com o XIV Congresso Brasileiro de Identificação e contou como parceiros a FENAPPI – Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação e a ASBRAPP – Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas.

Segundo o cofundador da Biometrics HITech (empresa idealizadora e organizadora do evento), Luciano Baptista,  os cerca de 600 congressistas presentes puderam conferir 31 palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais. “Trata-se de um público bastante selecionado, composto pelas principais empresas do mercado de tecnologias biométricas e de identificação, seus executivos e especialistas, entidades e autoridades das esferas públicas e privadas, proporcionando intensa troca de conhecimentos e ambiente oportuno para realização de negócios”, afirma.

Ainda de acordo com Baptista, o evento contou com 18 patrocinadores, que representam as principais empresas do setor, e expositores como Aware, Certibio, Gemalto, Griaule, HID, Innovatrics, Montreal e NEC, que apresentaram novidades para o mercado. Um dos destaques deste ano foi a Lounge das Startupsespaço destinado às iniciativas empreendedoras em biometrias e tecnologias de identificação, que teve a participação das empresas AMIGGO, Forensics Brasil, FullFace e Veridis Biometrics.

Outro destaque foi a Biometrics HITech Business Arena, iniciativa que colocou frente a frente, em reuniões privadas, empresas provedoras de tecnologias biométricas e de identificação humana com representantes dos alguns dos mercados mais aderentes ao uso dessas soluções: Bancos, Cartórios, Educação, Serviços Públicos, Saúde e Seguros, Transportes e Varejo e e-Commerce. Por lá passaram: Banco do Brasil, Banco Neon, Banrisul, Caixa Econômica, INSS, Socicam, SulAmérica Seguros, Postal Saúde, Arpen Brasil, Universidade de Brasília, entre outros.

Para a empresa Aware, que atuou em todas as arenas, foi uma participação muito positiva, uma vez que apresentou sua solução não somente para o setor bancário (mercado que atualmente mais utiliza a tecnologia de biometria), mas também mostrou a versatilidade da aplicação do produto em outras frentes de negócios. “As arenas são sempre muito interessantes para trazer e integrar o provedor de tecnologia com uma demanda que vem do mercado. Conseguimos mostrar nossas soluções nesses diferentes segmentos, atendendo a diversas aplicações e, com isso, esperamos com isso fechar novos negócios”, destaca Fernando Li, engenheiro de negócios da Aware na América Latina.

O público do evento também teve a oportunidade de fazer seu check-in para ingresso ao evento por meio do sistema de reconhecimento facial da NEC, com base nas informações previamente enviadas pelo smartphone do próprio visitante. Desta forma, os processos de credenciamento e acesso desses participantes no local do evento foram mais práticos e ágeis, tornando-se, inclusive, um modelo de acesso a ser implantado em várias outras situações com grande público, tendo em vista sua eficiência. Já em seu estande, a NEC mostrou uma das soluções mais modernas da atualidade, muito relevante para situações de tentativas de fraude em sistemas de reconhecimento de pessoas. Trata-se da detecção de vida, por meio da qual é possível identificar se a imagem utilizada pertence a uma pessoa real e não uma foto ou um vídeo, por exemplo. Os visitantes também conferiram uma estação de cadastramento biométrico, que é, hoje em dia, um passaporte para o mundo digital.

A Certibio lançou o MultiFingerID, uma solução revolucionária de autenticação por impressões digitais feita com o uso da câmera de qualquer smartphone, que reúne segurança e conveniência aos usuário e pode ser aplicada na autenticação de clientes em diversos segmentos de mercado como: bancos,  saúde privada, e-commerce,  ensino a distância, entre outras.

A FullFace apresentou uma solução que determina um CPF facial para cada indivíduo, com um sistema que facilmente se integra a hardwares e softwares, facilitando processos de autenticação biométrico facial web e mobile.

Outra atração do evento foi a presença do caminhão itinerante do projeto Goiás Biométrico, que emite documentos de identificação para os cidadãos que moram muito distantes dos grandes centros. Implantando no Estado de Goiás, o projeto foi desenvolvido para funcionar em um caminhão dotado de uma estação de biometria no qual todos os dados são informatizados, desde a foto, a impressão digital do cidadão até a assinatura, de forma segura (sem fraudes), eficiente e rápida. Tem capacidade para emitir cerca de 35 mil documentos de identidade por mês.

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