Maior organização técnico-profissional para avanço da tecnologia em benefício da humanidade, IEEE debate ética dos robôs e convivência humana

Maior organização técnico-profissional para avanço da tecnologia em benefício da humanidade, IEEE debate ética dos robôs e convivência humana

Como podemos criar sistemas de automação e robótica de forma ética? foi o tema da palestra da IEEE com Professor Edson Prestes, membro sênior da IEEE e especialista brasileiro em robótica, durante a Futurecom 2017, que se encerra hoje em São Paulo.

O que o futuro da inteligência artificial e da robótica nos reserva; como avançar de forma a garantir impacto positivo na vida das pessoas. Estes foram alguns dos aspectos abordados pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) na palestra "Como podemos criar sistemas de automação e robótica de forma ética" com Prof. Edson Prestes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em robótica e membro sênior do IEEE, durante a Futurecom, evento de telecomunicações, TI e infraestrutura de internet do Brasil, que se encerra hoje.

O mundo passa por uma mudança irreversível: um número crescente de robôs coexistirá junto aos humanos, como assistentes pessoais ou empregados em fábricas. Especialistas afirmam que as leis trabalhistas precisam ser revisadas para, futuramente, garantir empregos às pessoas, supostamente ameaçadas pela chamada "Revolução Industrial 4.0".

Ph.D. em Ciência da Computação, Professor Prestes afirma que é extremamente importante estabelecer padrões éticos em robótica para desenvolver soluções que assegurem segurança, confiança e bem-estar de todos que entrarão em contato com sistemas do futuro.  "Podemos construir laços emocionais com máquinas com mais frequência do que imaginamos. Quantos de nós fomos influenciados por personagens fictícios em livros ou novelas? Acredito que esses mesmos sentimentos existirão em relação às máquinas. Quais serão as consequências psicológicas se esse robô for removido da vida de uma pessoa?, questiona o professor.

"Os padrões éticos levarão ao desenvolvimento responsável da tecnologia, o que é essencial quando consideramos que o objetivo da tecnologia é maximizar o padrão e a qualidade de vida das pessoas", conclui Prestes, também presidente do grupo de trabalho IEEE SA / RAS P7007 Ontological Standards for Ethically Driven Robotics and Automation Systems.

IEEE, Institute of Electrical and Electronic Engineers (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), é a maior organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia para benefício da humanidade. Através de suas publicações amplamente citadas, conferências, padrões de tecnologia, e atividades educacionais e profissionais, o IEEE é a voz confiável em uma vasta variedade de áreas, desde sistemas aeroespaciais, informática e telecomunicações até engenharia biomédica, energia elétrica e equipamentos eletrônicos. Saiba mais em https://www.ieee.org.

Share This Post

Post Comment