5 vantagens da assinatura digital

A internet e os meios digitais estão cada vez mais descomplicando processos, diminuindo distâncias físicas, tornando situações burocráticas mais ágeis e diminuindo o tempo gasto com procedimentos que estão se tornando obsoletos diariamente. E isso também acontece com a assinatura digital, que vem ganhando mais espaço, é aceita em diversas negociações, já que tem validade legal e recentemente passou a ser aceita também em órgãos públicos.

Para ficar mais fácil de entender as vantagens do uso desse tipo de assinatura, a Contraktor, plataforma de gestão de contratos e assinatura digital, listou 5 motivos para experimentar e adotar esse método descomplicado na sua empresa ou para uso pessoal.

1. Validade jurídica - Os documentos emitidos pela internet contam com validade jurídica desde 2001, quando foi criada a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Por conta dela, está garantida a legalidade de qualquer assinatura realizada por meio eletrônico em todo território nacional.

2. Sem ida ao cartório - A burocracia gerada por papéis, documentos físicos e assinaturas presenciais gera transtornos desnecessários, tornando-se um verdadeiro obstáculo para fechar vendas e formalizar negócios. Porém, de forma rápida e fácil é possível fazer tudo isso online, sem precisar se deslocar para colher assinaturas e depois formalizá-las em um cartório, evitando assim, perder tempo em filas, pagar uma pessoa para fazer o serviço e, em tempos de pandemia, mantendo o isolamento social.

3. Elimina o uso de papel - Uma folha de papel pode ser fina, leve e maleável, mas quando se pensa no alto volume de documentos em qualquer empresa, é possível compreender porque muitos buscam livrar-se delas. Desorganização, perda de documentos importantes em situações de mofo, infestação de traças, acidentes como incêndios e enchentes, além da falta de espaço físico, são alguns dos desafios que podem ser causados pelo uso de sulfite. Por esse motivo, utilizar as soluções digitais de confecção, assinatura e armazenamento de documentos são a solução mais viável e com menos riscos atualmente. Além disso, usando menos papel, colabora-se com o meio ambiente, já que a cada 20 mil folhas não utilizadas um eucalipto deixa de ser cortado, além disso, para fazer uma única folha de papel são necessários 10 litros de água.

4. Fácil, prático e seguro - Com uso da assinatura digital, é possível contar com toda a facilidade de emitir um documento com valor legal sem sair da sua casa ou empresa. Para isso, só é necessário ter um computador ou celular conectado à internet, contas de e-mail e muito menos tempo do que seria desperdiçado se o processo fosse realizado de forma presencial. O processo ainda se torna ainda mais seguro sendo remoto, pois não há o risco de extravio de documentos.

5. Gratuito - A assinatura digital pode ser usada para formalizar vendas, acordos, compra de insumos, balanços, laudos, declarações, relatórios, notificações, e-mails, certificados e até prontuários médicos. Assim, ela serve para qualquer porte de empresa, com qualquer volume de documentos e também para pessoa física, já que é um meio para autenticar documentos em PDF ou DOC, por exemplo. Sendo pessoa física ou jurídica, uma das principais metas é economizar gastos e a assinatura digital é oferecida de forma gratuita por algumas empresas, como o caso do assinaturagratis.com disponibilizado pela Contraktor.

Share This Post

Post Comment