Pesquisa aponta que apenas 60% dos gestores de saúde investem em digitalização de documentos

Pesquisa aponta que apenas 60% dos gestores de saúde investem em digitalização de documentos

Gestores da área da saúde estão sob pressão significativa para automatizar processos a fim de agilizar atendimentos e reduzir custos. Essa revolução digital deve fazer parte desde o atendimento, com a abertura de ficha, até a emissão da receita médica, e é aí que a digitalização mostra todo o seu potencial.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela KeyPoint Intelligence Healthcare BPA Study, sem eficientes sistemas de digitalização, 70% dos dados do paciente são descartados ou preenchidos como papel. Porém, somente 60% dos gestores da saúde investem em ferramentas de comunicação digital. Destes, 49% consideram a renovação da experiência do paciente como uma das três principais prioridades de sua organização nos próximos cinco anos.

Uma boa integração digital dos sistemas de saúde pode ajudar organizações a:

  • Consolidar dados de pacientes e resultados de exames recebidos e gerados em papel e em vários formatos digitais;
  • Garantir a alimentação direta dos dados capturados no EMR como sistema de registro;
  • Permitir uma troca fácil de dados com pacientes, outras instituições médicas e pagadores.

Com soluções oferecidas por empresas especializadas, como é o caso da Kodak Alaris, é possível melhorar a satisfação do paciente, reduzindo o tempo envolvido na sua abertura de ficha, automatizando o processo ao digitalizar documentos em papel de forma confiável e precisa. Além disso, suas soluções garantem que os requisitos crescentes de confidencialidade dos dados do paciente sejam atendidos, garantindo que as certificações estejam em vigor e as melhores práticas sejam seguidas.

Do papel à transição para o processamento digital

  1. O atendente coleta a documentação necessária do paciente no ponto de atendimento e os escaneia; 
  2. O sistema da Kodak Alaris valida os tipos de documentos e a ordem de entrada. Documentos não compatíveis ou ausentes são alertados para o scanner administrador; 
  3. É iniciado um processo de RPA que passa o pacote de documentos através da plataforma de classificação e extração;
  4. O administrador de registro valida os dados e o robô atualiza o EMR ou o sistema EHR de registro de base;
  5. Em paralelo à entrada EMR, o processo RPA verifica o seguro de saúde por meio da matrícula fornecida no processo de admissão;
  6. Os robôs enviam uma notificação ao profissional de origem, informando que os documentos digitalizados estão ok.

Um processo minucioso, mas que graças à tecnologia é realizado em poucos minutos.

Soluções em digitalização

A Kodak Alaris conta com uma equipe de especialistas que desenvolve projetos específicos para cada cliente e necessidade. Na área da saúde, uma das opções de scanners bastante procurada é o modelo i4250, que apresenta um suporte de entrada para 500 folhas, o que garante a alimentação contínua de documentos com um caminho direto, permitindo trabalhar com papel, pastas de arquivos e formatos diversos. 

Além disso, a implementação é complementada com os softwares de captura, como é o caso do InFuse, que oferece uma excelente oportunidade para automatizar a captura de informações e melhorar a produtividade, a satisfação dos funcionários e a experiência do cliente.

Share This Post

Post Comment