Storage da NetApp ajuda o CERN a desvendar os segredos do Universo

Cientistas do CERN, Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, buscam pistas para ajudar a desvendar os segredos do universo. Em sua jornada em busca de respostas, os cientistas coletam quantidades extraordinárias de dados de trilhões de colisões de prótons que ocorrem dentro dos quatro cantos do Grande Colisor de Hádrons (em inglês LHC) do CERN, o acelerador de partículas mais poderoso do mundo. Foi a partir desses mesmos dados que cientistas fizeram, em julho, uma das maiores descobertas na física de partículas: uma nova partícula consistente com a de Bóson de Higgs (chamada Partícula de Deus), há muito procurada. Acredita-se que essa partícula forneça massa a todas as outras partículas existentes, uma descoberta que pessoas de todo o mundo esperam há mais de 50 anos.

Uma infraestrutura de dados ágil, como uma base de storage da NetApp (NASDAQ: NTAP), oferece ao CERN a capacidade de garantir impacto mais rapidamente através de pesquisa e gestão de dados mais eficientes (infraestrutura inteligente), operações ininterruptas (infraestrutura imortal) e dimensionamento sem limites para atender às exigências da pesquisa contínua sobre partículas (infraestrutura infinita).

"Uma das principais metas para o CERN é ajudar a ampliar a compreensão humana do mundo no qual vivemos", conta Tony Cass, Líder do Grupo de Serviços de Banco de Dados no departamento de TI do CERN. "As informações que pesquisamos encontram-se em um mar de dados, o que torna a tarefa semelhante a procurar uma agulha em 20 milhões de palheiros. Para garantir o sucesso dessas pesquisas, precisamos de uma infraestrutura de TI que possa armazenar e gerenciar quantidades impressionantes de dados e nos oferecer acesso 24 horas por dia. Bancos de dados da Oracle em execução no storage da NetApp é um elemento essencial dessa infraestrutura."

Share This Post

Post Comment