“Detesto o termo Big Data. Não acho que irá sobreviver”

Na palestra de abertura do ECMSHOW2013, maior evento de gestão da informação da América Latina, Mario Faria, considerado o primeiro CDO (chief data officer) do Brasil e atualmente Big Data Technology Advisor, Technology Partner Network at Bill & Melinda Gates Foundation, disparou contra o maior hype da atualidade na tecnologia e negócios. “Detesto o termo Big Data, ele soa bem, mas a semântica é péssima”, enfatizou. Para ele, o  conceito não explica tudo que está ocorrendo e o futuro que nos espera. “Prefiro usar só ‘analytics’, que mostra como vamos tirar valor desses dados todos”.

Para ele, o termo Big Data é ainda incorreto. “Eu me pergunto o que fazíamos então? Era Small Data?”

O ECMSHOW2013 escolheu o tema desse ano – A Era da Informação Extrema --  exatamente nessa polêmica que está incomodando especialistas e os novos profissionais da informação. Não só o Big Data está movimentando as mudanças do mundo, mas o analytics, mobile, cloud computing, social business e outros termos estão interligados e desafiando estratégias corporativas. O evento ocorre entre hoje e amanhã na Fecomércio-SP.

Faria, que já escreveu artigo sobre “A Morte do CIO”, destacou  que o futuro está reservado para as empresas que souberem tratar os dados estruturados, semi-estruturados e não-estruturados para impulsionar mudanças, produtividade e lucro. “Não é mais sobre tecnologia, é como ela ajuda nos negócios”, disse.

Share This Post

Post Comment