Se a Mangels optasse por automatizar um único processo em sua operação, este seria o EDI (Electronic Data Interchange), que é a espinha dorsal da comunicação com as montadoras. E foi justamente esta demanda que a impulsionou a trocar seu antigo software de gestão, da Totvs, pelo SAP.
“O antigo sistema era uma colcha de retalhos a ponto de ter tornado a operação insustentável, além da imposição da fabricante (Totvs) pela troca do ERP por uma versão que sabíamos que não agregaria absolutamente nada. Foi neste momento que a SAP trouxe uma boa proposta para migrarmos de ambiente e escolhemos a Sonda IT como parceira nessa empreitada”, explica o gerente de TI da Mangels, Elio Pereira da Silva.
Como resultado do projeto, que automatizou 100% do EDI, a Mangels atingiu a transparência total em seus processos. Antes, o EDI era diferente para cada cliente, o que demandava processos manuais no antigo ERP. No SAP, as montadoras mandam os pedidos e a Mangels importa tudo e gera a ordem de venda enquanto a fábrica é programada automaticamente.
“Hoje, conseguimos enxergar de ponta a ponta a programação da fábrica e o tempo de um pedido pelas montadoras foi reduzido, contabilizando uma economia de mais de 30% em todo o processo”, pontua Silva.
Após a reorganização interna com o SAP, a Mangels partiu para resolver suas demandas fiscais. A busca foi por uma solução integrada ao SAP e, mais uma vez, a Sonda IT apresentou uma solução e um modelo de negócio favorável.
O Comply, solução de governança fiscal e compliance 100% na nuvem da integradora, substituiu o Syncro. Os arquivos passaram a ser gerados diretamente no SAP, de forma integrada, reduzindo em 30% o tempo e o consumo de horas gastas da equipe interna para atender esses procedimentos.
Além disso, a disponibilização do sistema na nuvem privada da Sonda IT na modalidade SaaS (Software as a Service), trouxe uma redução do TCO de TI, eliminando a necessidade de investimentos em infraestrutura, licenças e banco de dados, além da economia e a agilidade para absorver os picos de sazonalidade.
Para sustentar essa atualização tecnológica, a Mangels também contratou um suporte funcional e técnico especializado, através do AMS (Application Management Services) da Sonda IT, que também absorve as melhorias e demandas evolutivas e atua pró-ativamente na identificação de oportunidades. O resultado foi a liberação da equipe de TI da Mangels para atender as prioridades do negócio.
“Nosso escopo cobre mais de 80% dos processos da Mangels e envolve cerca de 500 pessoas. Nesse novo modelo, além dos controles mais rigorosos e da análise de performance dos principais indicadores, a equipe interna de TI pode apoiar as estratégias e os direcionadores do negócio com a tranquilidade de que a governança e a transparência estão asseguradas por uma solução integrada”, finaliza André Leite, diretor de negócios da Sonda IT.