Rede Marista investe em BI QlikView

A Rede Marista acaba de investir R$ 100 mil em um novo software de Business Inteligence (BI) QlikView, da fabricante sueca QlikTech. O investimento contempla licenciamento, implantação e treinamento, tem parceria da integradora Inteligência de Negócios e o projeto tem roll out da primeira fase da migração confirmado já para Outubro de 2014.BI

Em uma segunda etapa, a ser concluída até o início de 2015, a meta é disponibilizar acesso ao BI a partir de dispositivos móveis, via web.

“Literalmente, entregaremos a aplicação na mão de cada gestor. Isso certamente otimizará a produtividade e aumentará o poder de decisão dos nossos profissionais”, avalia o chefe de TI da Rede Marista, José Marçal de Araújo Júnior.

O BI QlikView será integrado ao ERP GVDasa utilizado pela Rede. Até o momento, a instituição educacional usava o módulo de BI do próprio ERP, porém, segundo Marçal, a renovação do sistema trará mais agilidade ao trabalho, já que os recursos do software sueco permitem maior rapidez e flexibilidade na construção das dashboards.

O investimento no novo BI integra um projeto maior que vem sendo conduzido pelo departamento de TI da Rede Marista e que deverá culminar, em 2015, na instalação de uma suíte de aplicações em nuvem.

À frente do projeto, Marçal conta que toda a infraestrutura para rodar a plataforma, que será baseada em tecnologia Microsoft, já foi implementada em 2014.

“Trabalhamos para, cada vez mais, direcionar a TI como um agregador de valor, produtividade e redução de custos à Rede Marista. Estamos caminhando de um modelo mais focado em hardware para uma estrutura de trabalho arrojada, permanentemente atenta a soluções que possam melhorar o atendimento ao nosso cliente interno e, por fim, a satisfação do usuário final do core business da Rede: a educação”, finaliza Marçal.

O departamento de TI da Rede Marista é formado por 20 profissionais na sede, em Porto Alegre, onde também ficam os dois data centers da instituição, e outros 26 distribuídos por unidades da rede no Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Share This Post