Com tecnologia pioneira na coleta de preços, empresa espera proporcionar à indústria alta recorrência de dados do PDV

A InfoPrice, empresa de tecnologia especializada na pesquisa e Inteligência de Preços, desenvolveu um portfólio de soluções de coleta e análise de dados de precificação voltadas para as necessidades da indústria, com o objetivo de dar maior visibilidade dos preços praticados nos pontos de venda e mais agilidade e inteligência à tomada de decisões estratégicas referentes ao preço.

“As indústrias de bens de consumo estão acostumadas a consumirem dados não tão granulares, que chegam com uma defasagem grande. Além disso, quando a equipe de campo faz a coleta de preço, os dados gerados nem sempre são utilizados na tomada de decisão, por serem gerados manualmente, não passando a confiança devida. Esse conjunto de fatores pode levar a equívocos na tomada de decisão ou atrasos em uma reação a uma movimentação do mercado”, explica Nicholas Cortonesi, Head da Divisão de Indústria da InfoPrice.

Desde sua fundação, em 2014, a InfoPrice vem se consolidando como um fornecedor de soluções para o varejo, atuando com uma equipe própria de pesquisadores e o apoio de um hardware com tecnologia patenteada capaz de armazenar e reproduzir códigos de barra nos terminais de consulta dos pontos de venda. Hoje a empresa contabiliza 6 milhões de preços por mês, contribuindo para a estratégia de precificação de varejistas por meio do mapeamento de preços, sortimento de produtos e ações promocionais da concorrência. “Agora queremos levar essa expertise e essa tecnologia para a indústria, ajudando as empresas a entenderem como seus itens estão posicionando no ponto de venda e como seus consumidores estão se comportando em relação aos itens vendidos”, explica Cortonesi.

Indústria deve se beneficiar da alta recorrência de dados do PDV

Segundo o especialista da InfoPrice, por meio da solução de monitoramento de preços e da concorrência, a empresa espera oferecer à indústria de bens de consumo alta recorrência de informações, que pode ser  semanal e até diária, com pesquisas personalizadas de acordo com a necessidade da empresa, com lista própria de SKUs e definição das lojas a serem pesquisadas. “Pesquisas recentes têm mostrado que boa parte do crescimento da receita das empresas de bens de consumo que mais crescem no mundo vem de pricing e do sortimento de produtos, não do aumento do volume de vendas. O objetivo de aproveitar os dados de pricing é permitir tomadas de decisões mais rápidas de acordo com a movimentação de preços do mercado e do monitoramento de todo o sortimento de produtos da marca e da concorrência o ponto de vendas. Quando se tem à disposição dados acionáveis e ágeis é possível criar estratégias e promoções de forma mais assertiva”, afirma.

Como InfoPrice tem auxiliado a indústria

É possível obter dados granulares e garantir maior compreensão dos preços praticados no ponto de venda por meio de dois modelos de negócio. Em um deles, o mais utilizado pela indústria de bens de consumo, a InfoPrice cede a tecnologia de captura e análise das informações.

A partir daí, a equipe de Trade Marketing do fabricante pode utilizar o hardware da InfoPrice que armazena e reproduz os códigos de barra nos terminais de consulta, e um smartphone, para enviar as informações à InfoPrice, que trata, sistematiza e digitaliza as informações utilizando uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial. Esses dados, depois, ficam disponíveis em uma plataforma online para múltiplas análises. “Toda a tecnologia de captura de dados da InfoPrice possibilita um ganho de eficiência, com a diminuição em até 75% do tempo dispendido na atividade de captura de dados, e fornece uma confiabilidade muito maior, pois é isenta de erro humano”, complementa o executivo da InfoPrice.

Já no segundo modelo de trabalho, a InfoPrice coloca à disposição sua própria equipe de pesquisadores para realizar a captura e o envio de dados. Com isso, a InfoPrice tem por objetivo fornecer à indústria uma solução completa, capaz de dar mais agilidade à coleta de preços e proporcionar insights úteis na criação de estratégias para aumento de competitividade, e melhora do posicionamento das marcas.