O Google alterou a exibição dos resultados de busca, removendo o parâmetro ‘&num=100’ e reorganizando a SERP com anúncios intercalados e resumos gerados por IA. A mudança impacta o SEO, dificultando a análise de impressões e reduzindo o espaço para resultados orgânicos, afetando tráfego e visibilidade de sites. Para especialistas, a alteração também afeta o acesso a resultados que alimentam inteligências artificiais.
“A remoção do parâmetro &num=100 pelo Google vai além do impacto técnico nas ferramentas de SEO, pois altera a dinâmica de acesso a resultados que alimentam sistemas como o ChatGPT e outros agentes de busca baseados em LLMs. Com menos resultados disponíveis por requisição e mais barreiras ao scraping, modelos que dependem de dados coletados da web passam a ter uma visão mais limitada e filtrada do conteúdo recente”, afirma Nicolas Silberstein Camara, cofundador e CTO da Firecrawl.
Essa limitação no acesso aos dados já apresenta efeitos concretos no dia a dia das inteligências artificiais. “Já é possível observar efeitos práticos: o ChatGPT, por exemplo, tem citado com menor frequência fontes como o Reddit e fóruns de discussão em comparação ao mês anterior, reflexo da redução no acesso e indexação indireta desses conteúdos. Essa mudança reforça uma tendência clara de que o Google está estreitando o fluxo de dados livres da web, o que impacta não só o SEO tradicional, mas também a diversidade e representatividade das respostas geradas por IA”, completa Camara.
Imagem: https://pt.vecteezy.com/foto/4647216-busca-palavra-na-tela-lcd