De olho no mercado de TI verde

A multinacional russa Abbyy traz ao Brasil família de aplicativos para gestão sustentável de documentos em empresas e residências. O ABBYY FineReader 11 lançado hoje em São Paulo, versão nacional, é a aplicação da companhia para transformar automaticamente textos impressos em documentos digitais editáveis por meio da tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). 

De acordo com a empresa, o que faz os usuários finais e corporativos a optar pela solução é a característica de reconhecimento de caracteres e a alteração que a solução permite: transformar textos escaneados, arquivos PDF e fotos digitais em documentos editáveis, capazes de serem armazenados nas redes corporativas salvos em diferentes formatos de arquivos. Segundo uma pesquisa da PriceWaterhouseCoopers, cada impresso é copiado cerca de 19 vezes em ambiente empresarial e o levantamento da Abbyy mostra que o uso da tecnologia OCR diminui a média para nove cópias. O que faz a companhia afirmar que os usuários da solução deixam de imprimir 75 bilhões de páginas por ano – equivalente a salvar 4,5 milhões de árvores ou aproximadamente 10 mil hectares de florestas.

“Além de racionalizar custos e agilizar processos internos, o uso de documentos eletrônicos diminui a geração de gases do efeito estufa por parte de impressoras e do transporte físico de impressos. Os efeitos são visíveis e mensuráveis”, afirma Ksenia Ladygina, diretora do grupo de Relações Públicas da ABBYY 3A, responsável pelas áreas da América do Sul, Ásia e África. Segundo a companhia, o modo para documentos em preto e branco, teve a velocidade de processamento aumentada em até 45%, já a capacidade de recompor a diagramação original de documentos, permite que páginas de revistas, relatórios ou documentos legais com ilustrações, colunas, notas de rodapé e textos em posições não usuais sejam automaticamente refeitos pelo recurso depois de escaneados. O mesmo vale para arquivos originais em PDF.

 

Share This Post

Post Comment