A McAfee, companhia de soluções de prevenção de intrusões de rede (IPS – Intrusion Prevention System), anuncia tecnologia que integra IPS de rede com controles, o McAfee Network Security Framework. Segundo a empresa, a solução foi desenvolvida para evitar ataques à ferramentas de segurança.
“O Gartner usa o termo 'IPS de rede de última geração' para indicar a evolução necessária de IPS de rede. É uma forma de lidar com as mudanças nos processos corporativos que utilizam TI e, ainda, em ataques que tentam comprometer sistemas corporativos”, comenta Greg Young, vice-presidente de pesquisas do Gartner. A companhia informa que a solução inclui características da McAfee Network Security Platform, inclusive visibilidade de aplicativos e contexto de ameaças, o que para a empresa, corresponde aos critérios do Gartner, instituo de pesquisas e consultorias de Tecnologia da Informação, para IPS.
Segundo relatório da Gartner, as ameaças se concentram em instalar em equipamentos de usuários e utilizam técnicas para evitar a detecção e usar mecanismos de entrega botnet para realizar ataques. “Como requisito mínimo, um IPS deve contar com os recursos padrão da primeira geração, além de reconhecer aplicativos de contexto e de conteúdo em um mecanismo que ofereça suporte a caminhos de atualização para integrar novos feeds de informações (fontes de atualização), para atender a necessidades futuras”, conclui o executivo.