*Por Robson Costa
Recentemente, a Anatel vem tomando providências para regulamentar os preços abusivos da telefonia fixa e móvel no Brasil. No primeiro semestre deste ano, ela aprovou uma redução de 22% nas ligações de telefone fixo para móvel e vem desde então, realizando inúmeras mudanças na funcionalidade das principais operadoras do país.
Em tempos instáveis como o que vivemos atualmente, não é de se admirar que as empresas estejam um tanto preocupadas, pois se por um lado isso pode aumentar o fluxo da demanda, por outro está barateando as chamadas, assim diminuindo o seu lucro mensal. Por isso, é essencial que enquanto as demais companhias pensem no termo “economia”, as empresas de telefonia se foquem em inovação.
Isso é, não apenas focar em tornar mais caro um produto ou serviço, mas oferecer ao cliente algo de qualidade e tecnologia de ponta para que ele se mantenha na casa plenamente satisfeito. E claro, oferecer a esse mesmo cliente, um algo a mais, um diferencial. Pensando nisso, o ideal é ter planos competitivos com ferramentas inovadoras que garantam a redução de custos para as empresas.
Um serviço como o PABX Asterix, por exemplo, onde é possível centralizar todas as ligações como se fossem o mesmo ramal interno, ou seja, poder ligar para filiais e unidades de outros estados e cidades sem se preocupar com o DDD; O Faxmail que envia o fax recebido diretamente para o seu e-mail, sem a necessidade de impressão e reduzindo custos com cartuchos e papéis; ou ferramentas como o Clicou Falou, onde o usuário possa solicitar uma ligação direta com a sua empresa através de um simples clique.
É importante poder oferecer ao cliente o máximo de benefícios para que ele não pense duas vezes antes de trocar de telefonia e atendê-lo prontamente em caso de problemas. Há opção de prestar consultorias, que através das experiências de redução de custos, remanejamento de estruturas e negociações com operadoras, permitem que o seu cliente se sinta seguro ao se deparar com grandes mudanças e onde sua empresa possa auxiliá-lo de forma eficiente e sem burocracia.
Vivemos em tempos de crise em uma área que é duramente criticada por usuários e órgãos, onde não é apenas importante conquistar novos clientes, mas saber manter aqueles que fazem o nome de sua empresa diariamente ao longo dos anos.
* Robson Costa, diretor do Grupo Encanto Telecom