Diante de uma demanda aquecida por novas arquiteturas de rede virtualizadas, a ISPM, especializada em software de gerenciamento e monitoração de serviços de telecomunicações e TI na América Latina, aprimorou sua plataforma de gestão de níveis de serviços – Netvision, para suprir as necessidades das operadoras de telecom em gerenciar ambientes híbridos com infraestruturas de rede legadas e as novas redes baseadas em SDN (Software Defined Network).
De acordo com Alexandre Campos, engenheiro de sistemas da ISPM, o mercado de tecnologias de redes entra em uma nova fase. “A SDN irá revolucionar definitivamente a maneira de pensar, projetar e implementar infraestruturas de rede, além de expandir os horizontes em ambientes virtualizados nos datacenters, especialmente para operadoras de serviços de Telecom e provedores de serviços em nuvem”, completa Campos.
As infraestruturas de rede legadas devem coexistir com os novos ambientes de rede virtualizados (SDN), sendo necessário coletar informações de ambas as redes por meio de protocolos de gerência, plug-ins de integração ou APIs desenvolvidas para os novos ambientes de rede.
“O processo referente a gestão de problemas oriundos de falhas de rede será ainda mais complexo, uma vez que poderá ter múltiplos stakeholders envolvidos na prestação dos serviços ao cliente final que podem afetar diretamente a qualidade da experiência que o cliente tem do serviço”, explica Walmir Costa, gerente de pré-vendas da ISPM.
Para esta nova fase do mercado de telecomunicações e tecnologia, a ISPM criou um laboratório para simular redes SDN e analisar como elas se integram com redes de dados legadas. O objetivo era aprimorar a plataforma NetVision, com foco em uma gestão de redes híbridas com visão “Over-the-Top”.
Agora, a plataforma NetVision oferece uma gestão integrada de falhas, performance, service desk e SLA numa única ferramenta, com pleno suporte para gestão completa de redes SDN em ambientes híbridos. Com uma solução modular, a solução da ISPM elimina eventuais falhas no processo de gestão de redes que surgem a partir da implementação de novas tecnologias.
A tecnologia desenvolvida pela ISPM proporcionará benefícios como redução nos investimentos em hardware, que passam a ser mais simples e padronizados; redução de custos operacionais em função da centralização das funções de planejamento; implementação e gestão, diminuição dos prazos de novas implementações e maior disponibilidade de serviços e aplicações aos clientes.
“Investimos para disponibilizar ao mercado uma solução capaz de auxiliar as redes das operadoras. A plataforma Netvision proporciona melhores resultados operacionais e transmite estes benefícios aos seus usuários finais”, finaliza Costa.